Ações do Outubro Rosa iniciam nesta quarta-feira (3)

Em todas as ações, as mulheres devem estar munidas de documento oficial com foto e cartão do SUS.

Por Assessoria | 2 de outubro de 2018 às 17:51

 

Iniciado na década de 90, o movimento Outubro Rosa, nasceu para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Atualmente também é discutido os cuidados da mulher em relação ao câncer de colo de útero.

 

Em Alagoas, entre janeiro e julho deste ano, 93 mulheres morreram tendo como causa principal o Câncer de Mama e 63, Câncer de Colo de Útero.

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Delmiro Gouveia irá realizar diversas ações com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

 

O Prefeito Padre Eraldo destacou as ações que serão realizadas em todo o município. “O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. A campanha que estará sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas e realizar os exames para as mulheres de 50 a 69 anos.

 

Além das mamografias, também serão realizados os exames preventivos, para que sejam identificadas as que precisem de acompanhamento médico para a prevenção do câncer de colo de útero.

 

Convoco todas as mulheres que façam seus exames, que procurem as unidades de saúde do nosso município. É preciso estarmos atentos pois, infelizmente, o câncer é uma doença silenciosa, se não for diagnosticada à tempo, a cura é muito mais complicada.”

 

A partir desta quarta-feira, dia 03, até o final de novembro, diversas ações estarão sendo realizadas:

 

– DIA 03/10 – 8h – Abertura do Outubro Rosa durante o Saúde na Comunidade, na Escola Eliseu Norberto, Bairro Bom Sossego: Realização de coleta citopatológica e liberação de exames de mamografia

 

– DIA 08/10 – 8h – PSF Alfredízio Lima – Outubro Rosa e todas as cores – Ação para o público LGBT+ em parceria com o GLAD – Roda de conversa com Psicóloga, liberação de mamografia e coleta citopatológica

 

– DE 15 À 19/10 – 8h – Todas as unidades básicas de saúde estarão realizando rodas de conversa sobre o câncer de mama e de colo do útero, realização de coleta citopatológica e liberação de exames de mamografia.

 

– DIA 24/10 – 8h – Outubro Rosa no Caps – Ações educacionais e realização de coleta citopatológica e liberação de exames de mamografia.

 

– DIA 27/10 – Música e Valorização à Vida na Praça – Ação de conscientização sobre a prevenção do câncer e os cuidados da saúde da mulher.

 

– DIA 30/10 – 8h – CESP – Dia ‘D’ do Outubro Rosa – Roda de conversa com enfermeiros da Atenção Básica, realização de coleta citopatológica, liberação de exames de mamografia, realização de testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites Virais B e C.

 

Em todas as ações, as mulheres devem estar munidas de documento oficial com foto e cartão do SUS.

 

+

Deixe aqui seu Comentário

ENQUETE
  • Você está tomando os cuidados necessários para o coronavírus?

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar notícias © 2014 - 2020 Todos os direitos reservados.