Advogados poderão despachar virtualmente com juízes e desembargadores

Por Dicom - TJ/AL | 14 de junho de 2020 às 15:00




Foto: Dicom
O Poder Judiciário de Alagoas vai implantar o despacho virtual, que possibilitará a advogados, defensores públicos, membros do Ministério Público e da Procuradoria-Geral do Estado terem mais contato com juízes e desembargadores nesse período de pandemia. A medida, aprovada durante sessão do Pleno nesta terça-feira (9), atende a pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL).
“Essa iniciativa é histórica. O advogado, defensor, procurador do Estado e integrantes do MP poderão agendar previamente com o magistrado e conversar virtualmente com ele, já que nesse momento de pandemia o contato não pode ser presencial”, afirmou o presidente do TJAL, Tutmés Airan.
Segundo o desembargador, trata-se de um avanço que vai contribuir para a prestação jurisdicional em Alagoas. “Essas conversas são legítimas, um direito do advogado, e é bom para os magistrados porque, muitas vezes, a conversa revela mais do que o que está posto no papel. É algo mais esclarecedor. Acredito que para produzir uma Justiça melhor, mais humana, com olhar mais profundo sobre o processo, isso que aprovamos vai ser muito útil”, destacou Tutmés Airan, ressaltando que esse modelo pode continuar após a pandemia. “A ideia é fazer com que isso seja um modo permanente de atuação”.
Para o presidente da OAB Alagoas, Nivaldo Barbosa Júnior, a iniciativa é positiva. ‘Desde o início do isolamento social, a advocacia tem solicitado meios para despachar com juízes e desembargadores. De pronto os tribunais disponibilizaram telefones que atendia parte do pleito. O despacho virtual é um passo importante para toda a advocacia e sociedade alagoana”, disse. A resolução que trata da matéria deve ser publicada ainda nesta semana.


Deixe aqui seu Comentário

ENQUETE
  • Você está tomando os cuidados necessários para o coronavírus?

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar notícias © 2014 - 2020 Todos os direitos reservados.