Alagoas terá a primeira unidade da Indústria do Conhecimento para socioeducandos do país

Por Agência Alagoas | 6 de fevereiro de 2020 às 19:00

Foto: Thiago Sampaio

O governador em exercício de Alagoas, Luciano Barbosa, a secretária de Estado de Prevenção à Violência, Esvalda Bittencourt, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra, assinaram, nesta quinta-feira (6), um acordo de cooperação técnica para implantação de uma unidade da Indústria do Conhecimento no Complexo Socioeducativo.

A construção do equipamento literário vai proporcionar aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas a imersão em um ambiente de estímulo à leitura e o consequente acesso à informação e ao conhecimento.

“O Estado de Alagoas vem fazendo um trabalho brilhante quanto às medidas socioeducativas e esta ação, fruto de uma brilhante parceria com o setor privado, é fundamental para coroar este processo de educação destes jovens. É um grande passo para a inclusão social e produtiva, que vai gerar novas esperanças para eles”, enfatizou o governador em exercício, Luciano Barbosa.

A Unidade da Indústria do Conhecimento, projeto do Serviço Social das Indústrias – SESI, é um espaço multimídia que dispõe de materiais educativos, laboratório de informática com computadores conectados à internet, espaço para leitura, pesquisa e estudo, e tendo como objetivo promover a inclusão digital e o acesso à informação e ao conhecimento.

De acordo com o presidente da FIEA, José Carlos Lyra, em Alagoas existem 45 unidades da Indústria do Conhecimento, porém, a implantação dentro de um Complexo Socioeducativo é uma inovação, não só no estado, mas em todo o país.

“Em até 90 dias estaremos com esta Unidade pronta para ser usadas por esses adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Isso é fundamental como uma medida de prevenção à violência e como forma de dar oportunidades de educação e emprego para eles”, garantiu José Carlos Lyra.

A titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, destacou a importância da parceria com o Sesi para a expansão dos serviços ofertados aos socioeducandos. “Nós temos o terreno dentro do complexo e o Sesi vai ser responsável por todo o projeto e construção do equipamento para que os adolescentes possam também ter acesso a esse tipo de ambiente de aprendizagem. É extremamente relevante essa aliança não só para os atendidos como para a sociedade”, explica.

Participaram ainda do ato de assinatura do Acordo de Cooperação o procurador-Geral de Justiça de Alagoas em exercício, Márcio Roberto de Albuquerque, a promotora de Justiça, Marília Cerqueira, ambos representando o Ministério Público do Estado (MPE), e a superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Denise Paranhos.

Deixe aqui seu Comentário

Radar notícias © 2014 - 2024 Todos os direitos reservados.