Por Bahia.ba | 23 de fevereiro de 2020 às 10:00
O ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu a demissão do ministro Ricardo Salles. O ministro do Meio Ambiente é apontado como o motivo do “mau humor” de investidores estrangeiros, por causa do que consideram política ambiental desastrosa. O feedback foi recebido por Guedes, durante participação no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
De acordo com a Folha, o minitro da Economia voltou ao Brasil disposto a melhorar a imagem que os empresários têm da política ambiental do governo de Jair Bolsonaro. Sua equipe tem uma área dedicada à sustentabilidade.
Relatos feitos à publicação que o foco de Guedes o teria feito até a passar por cima de Ricardo Salles, ao dar ordens para o Ibama enviar equipes de fiscalização à Amazônia. O ministro da Economia argumentou que “tem dinheiro” para que os fiscais façam ações de supervisão contra o desmatamento.
Ao saber da intervenção, Salles teria se irritado e reagido, lembrando a Guedes que a pasta não está sob controle da Economia. Guedes, então, foi ao Palácio do Planalto pedir a demissão do colega. Salles recuou e pediu intervenção da ministra Tereza Cristina, da Agricultura, que tentou colocar panos quentes.
Segundo a Folha, a ministra demonstra descontentamento com Salles, por causa da repercussão negativa de sua gestão para o agronegócio. O setor desaprova a política do ministro, primeiro porque ele fez várias promessas que não cumpriu; segundo, porque adotou um discurso que gera reação negativa no exterior.
Nenhum dado até agora.