Após discussão, Passe Livre estudantil é aprovado por unanimidade na ALE

Por Vanessa Alencar | 4 de março de 2015 às 11:50

Protesto de estudantes no CEPA. Crédito: Paulo Chancey - Cada Minuto
Protesto de estudantes no CEPA. Crédito: Paulo Chancey – Cada Minuto

Após uma longa sessão, os deputados aprovaram, nesta terça-feira (03), o Projeto de Lei de origem governamental que institui o Programa Passe Livre. A matéria foi aprovada em regime de urgência por unanimidade. Antes da aprovação, vários deputados discutiram o projeto, entre eles Galba Novaes, Rodrigo Cunha e Ronaldo Medeiros.

Cunha disse que o PL deveria passe por uma discussão mais ampla, uma vez que existem pontos graves que ainda não foram discutidos, a exemplo de como se dará o transporte de estudantes mais novos, entre 10 e 12 anos. Ele questionou a segurança das crianças, que deixarão de andar em um transporte escolar específico, com a presença de monitores, para andar em ônibus de linha.Galba Novaes lembrou que o transporte coletivo é caótico na capital e questionou como será com uma sobrecarga de 10 mil estudantes.

Líder do governo, Ronaldo Medeiros garantiu que, durante a regulamentação do PL todos, inclusive os estudantes serão ouvidos. Francisco Tenório foi mais duro nas críticas: “O secretário de Educação primeiro toma posição para depois estudar as consequências. Ele vê primeiro os números, depois vê seres humanos”.

Cerca de dez estudantes acompanham a sessão da galeria. Pedro Mendes, diretor regional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e presidente da Aesa, defende a aprovação do Projeto, alegando que ele será melhor discutido depois. Ele disse que o líder do governo garantiu que vai propor que os estudantes participem da regulamentação do PL.

Segundo Mendes, o governo afirmou que o Passe Livre vai beneficiar 55 mil estudantes da rede pública, e não somente 9 mil .

ENQUETE
  • Na sua opinião, em qual área o governo da sua cidade deve investir mais?

    Resultado da Enquete

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar89 © 2014 - 2017 Todos os direitos reservados.