Atividades presenciais no Judiciário devem retornar de maneira gradual, defende corregedor

Por Dicom TJAL | 27 de junho de 2020 às 2:00




Foto: Itawi Albuquerque
O corregedor-geral da Justiça de Alagoas, Fernando Tourinho, defendeu que o retorno das atividades presenciais no Judiciário ocorra de forma gradual. “Temos que ir aos poucos. Não adianta abrir o fórum e uma multidão aparecer lá”, afirmou o desembargador durante live nesta quarta-feira (17).
Segundo o corregedor, as atividades presenciais podem começar, inicialmente, com as audiências criminais envolvendo réus presos. “Eu iniciaria com essas audiências, que foram um pouco prejudicadas por conta da pandemia, e precisam ter a instrução concluída”, afirmou.
Para o desembargador, deve haver um equilíbrio entre a atividade presencial e o serviço remoto no período pós-pandemia. “Quando voltarmos a trabalhar, vamos atender as partes de maneira presencial, fazer as audiências presenciais, mas algumas coisas poderão continuar sendo feitas de forma remota”. Uma delas, defendeu Fernando Tourinho, é o casamento por videoconferência.
“O casamento virtual evita aglomerações e é, na verdade, uma ferramenta a mais. Ele não inviabiliza que mais tarde alguém queira casar de forma presencial”, destacou.
O desembargador conversou com o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) e professor de Direito do Cesmac e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Filipe Lôbo. Durante a live, foram debatidas ainda ações da Corregedoria e os desafios do Poder Judiciário.
Para Fernando Tourinho, a Justiça precisa ser mais ágil, mas sem perder a qualidade. “Penso que o nosso grande desafio é dar vazão aos processos. Os magistrados têm uma carga de trabalho gigantesca e é importante que a sociedade veja isso. É importante também a questão da conciliação, que muitas vezes resolve o problema antes que ele ingresse no Judiciário. Precisamos, cada vez mais, criar mecanismos para melhorar os nossos serviços”, concluiu.



Deixe aqui seu Comentário

ENQUETE
  • Você está tomando os cuidados necessários para o coronavírus?

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar notícias © 2014 - 2020 Todos os direitos reservados.