Blog do Emerson Emídio: Economia e à relação com o novo prefeito de Delmiro Gouveia

Por Emerson Emídio | 20 de janeiro de 2020 às 1:00

Foto: Jornalista Emerson Emídio (Divulgação)

Fala, moçada! De volta e nesse texto, vamos conversar um pouco sobre como a Economia do município de Delmiro Gouveia afeta diretamente as cidades do Alto Sertão. Nele, também cito algumas análises realizadas através de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e à relação com a desaceleração econômica vivida nos últimos anos. Uma realidade que afeta a população em vários setores. Boa leitura!

Em ano político, a cidade de Delmiro Gouveia vive um cenário cada vez mais incerto. Essa afirmativa pode ser analisada pelo silêncio em que vive o povo da Terra do Pioneiro. Em tempos de pleito, as ruas estavam tomadas de assuntos acerca do tema.

E quando o assunto se trata do Executivo, muitos nomes surgem para disputar a cadeira de prefeito. Vale ressaltar que para 2020, R$ 161 milhões reais fazem parte do orçamento de um dos municípios mais importantes do Vale do São Francisco.

Outro fator que deixa o pleito ainda mais indefinido, diferente do de 2016, onde as pessoas desejavam novidade, é que com o passar desses anos, agora, a eleição vai correr para preparação, ou seja, as pessoas desejam ver nos candidatos, projetos que tenham viabilidade e, acima de tudo, confiabilidade.

É fato que não basta apenas ter o desejo de mudar, afinal de contas, se fizermos uma sucinta análise sobe a relevância de Delmiro Gouveia, no contexto econômico, percebemos que ao longo dos últimos quatro anos, a cidade vive um decréscimo desenfreado. E isso respinga nos municípios vizinhos, fazendo com o que o efeito cascata venha à tona e as cidades fiquem menos desenvolvidas.

Dito isto, percebo que grande parte das administrações públicas também seguem nesse rumo, ou seja, não conseguem prestar assistência eficiente no quesito Atenção Básica – onde engloba-se Saúde para todos, infraestrutura, desenvolvimento social e segurança pública, que são os setores fundamentais e primordiais.

Economia e política andam juntas e não tem como desassociar. Outro fator que deve ser levado em consideração é o número de pessoas que estão com restrições no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), em Delmiro Gouveia. (relembre aqui).

Quanto mais pessoas em restrição, maior a limitação para que as mesmas consumam e façam com que a economia do município gire. Nesse efeito, surgem as demissões de funcionários no comércio, fechamento de lojas e estagnação.

Com isso, é normal que alguns produtos tenham o preço elevado, o que força às pessoas a buscarem alimentos e insumos em outras localidades, ou seja, a economia começa a perder a força com todo o efeito dominó.

Futuro e Eleições  

O vencedor das Eleições deste ano, vai encontrar a partir de 2021, uma cidade com poucas potencialidades, sem incentivos no setor de Turismo, Cultura, Esporte e com a Economia muito em queda.

A missão para quem deseja ser prefeito da Terra do Pioneiro, não é só substituir a lacuna deixada pelo fechamento da Fábrica da Pedra, ocorrido em janeiro de 2017, mas reorganizar o município economicamente falando, com ações efetivas e ações imediatas, de médio e longo prazo.

Uma tarefa muito delicada e que vai exigir de todos os que dizem amar a cidade e querem dar a parcela de contribuição, vários requisitos. Entre eles – Interesse público, discutindo com a sociedade estratégias de como voltar a estabilizar a Economia municipal; inovação, ou seja, na busca de ideias viáveis e que possam contribuir com estímulos para criação e geração de emprego e jogo de cintura para encontrar apoio de todas as classes para fazer com que a cidade ressurja das cinzas.

Sem sombra de dúvidas, quem apresentar essas qualidades nos embates, debates e programas de governo, tem grandes chances de chegar ao Executivo. Além de cansado, o povo está calado, afinal de contas, o silêncio também é resposta!

ENQUETE
  • Na sua opinião, em qual área o governo da sua cidade deve investir mais?

    • Saúde (58%, 42 Votos)
    • Educação (15%, 11 Votos)
    • Agricultura (10%, 7 Votos)
    • Infraestrutura (8%, 6 Votos)
    • Turismo (5%, 4 Votos)
    • Ação Social (4%, 3 Votos)

    Total de Votos: 73

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar89 © 2014 - 2017 Todos os direitos reservados.