Blog do Emerson Emídio: fragmentos das relações políticas na terra do Pioneiro

Por Emerson Emídio - Jornalista - MTE 2033/SE | 19 de maio de 2020 às 10:30

Fotos públicas

Fala, turma! Tudo na paz! O tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou recentemente que a data das Eleições está mantida. Ou seja, dia 04 de outubro.

No texto desta edição, apresento relatos dos fragmentos da política em Delmiro Gouveia, onde, mesmo em meio à pandemia, pesquisas de intenção de voto estão sendo realizadas e os possíveis candidatos continuam a se mobilizar para formar as bases.

Apesar dos vereadores rejeitarem a denúncia popular que chegou à Câmara Municipal de Delmiro Gouveia (CMDG), a relação deles com o atual gestor não anda nada boa. Na base, com Geraldo, Casagrande e Henriqueta é extremamente insustentável para o gestor a aprovação de pautas.

Entretanto, vale ressaltar que seis vereadores estão sendo investigados pelo Ministério Público Estadual (MPE/AL) e o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). Com isso, a conta é muito simples e fácil – “todos estão no mesmo barco” e cada um quer livrar a pele da perca do mandato.

Com um afastamento do gestor, abre-se o caminho para uma investigação bem profunda na Câmara e que pode atingir muita gente, por sinal. Na ponta da corda, o povo da cidade sofre com essa falta de fiscalização da Casa Legislativa, na garantia nos direitos constituídos.

Os quatro vereadores que não fazem parte da base de Eraldo, ou seja, estão com partidos definidos, vão marchar com os possíveis candidatos a prefeito. Entretanto, tiveram muitas chances de garantir que o papel da Câmara fosse cumprido – o de fiscalizar.

Inclusive na abertura de quatro comissões processantes de denúncias que foram abertas em 2019, através de denúncias populares e que apenas uma foi concluída e votada. E as outras ficaram no ‘mar do esquecimento’. Lembram?

Dito isso, é nítido a fragmentação das relações políticas na terra do Pioneiro, onde a classe política anda desacreditada e, a partir do mês de maio, cada grupo vai buscar apenas um foco – reeleição.

Contra fatos não há argumentos, seja por conveniência, medo ou omissão, a eleição de 2020 pode ser um grande divisor de águas no quesito renovação e/ou, mais do mesmo, trazendo de volta o modelo político apresentado nos últimos quatro anos.

Com a resposta – o povo de Delmiro Gouveia!

Deixe aqui seu Comentário

ENQUETE
  • Você está tomando os cuidados necessários para o coronavírus?

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar notícias © 2014 - 2020 Todos os direitos reservados.