Por Bahia.ba | 7 de janeiro de 2021 às 13:00
Um levantamento realizado pelo jornal ‘Folha de S. Paulo’, mostra que os estados brasileiros estão preparados para o início da imunização contra a Covid-19, com o estoque de ao menos 116 milhões de unidades de agulhas e seringas.
No entanto, o número começou a preocupar as secretarias estaduais, com uma possível escassez ao longo do ano, caso não haja novas compras pelo Ministério da Saúde, já que o número não diz respeito apenas a imunização contra o coronavírus, e conforme o informado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), as compras estão suspensas.
Dos 26 estados e Distrito Federal, 19 responderam a pesquisa, sendo 9 com dados específicos reservados apenas para o coronavírus, e 10 para vacinas em geral.
Nos dados detalhados, dos 116 milhões de seringas e agulhas, 62 milhões serão de uso exclusivo da Covid-19, o que é considerado um número baixo pelos especialistas.
Segundo a doutora em epidemiologia Ethel Maciel, o Brasil precisa de cerca de 300 milhões de seringas em estoque para imunizar ao menos 70% da população, isto é, 150 milhões de pessoas, já que as vacinas avaliadas até o momento necessitam de duas doses.
Para o presidente do Conass, conselho que reúne secretários estaduais de saúde, Carlos Lula, o país tem condições de iniciar a vacinação agora, porém precisa renovar o estoque.
“Se começar a campanha hoje, não vai faltar [seringa]. Mas corre o risco de faltar ao longo do tempo”, diz à Folha.