Por Gilca Cinara e Rebecca Moura do Cada Minuto | 10 de junho de 2022 às 4:00
O aumento de casos de Covid-19 em diversas regiões do país vem acendendo o alerta para uma nova onda da doença e esse crescimento pode estar ligado ao relaxamento de cuidados das pessoas. O infectologista, Fernando Maia, alerta que as pessoas estão se contaminando, evoluindo bem a doença e acabam não procurando atendimento médico.
“De fato os casos tem aumentado. A gente está vendo os relatos do serviço de urgência e emergência que tem atendido muito mais pessoas com quadro sugestivo de Covid, que depois muitos acabam testando e confirmam o diagnóstico. Temos poucos casos graves e poucas mortes, mas o número de casos aumentou”, salientou ele.
O infectologista detalhou que alguns fatores do período do ano, como tempo mais frio, e não uso de máscara em ambientes fechados, podem estar contribuindo para esse aumento de casos. Além disso, o médico afirmou que muitas pessoas estão apresentando o quadro da doença e acabam não fazendo a testagem para ter um diagnóstico.
“E esses casos acabam não entrando nas estatísticas e de modo que a gente não sabe exatamente o que está acontecendo, e acabamos perdendo esse parâmetro”, completou o infectologista, salientando que a importância da testagem é também para alimentar os dados, auxiliando os órgãos na tomada de medidas.
“A vacinação teve um papel fundamental na redução do aumento dos casos. Se não fosse a vacinação, estaríamos com a mão na cabeça com a quantidade de casos muito maior, do que estamos tendo hoje. Então, apesar desse aumento, esse crescimento foi menor devido a vacinação. A vacinação teve uma importância muito grande na redução do número de casos e principalmente na redução das formas graves e na redução dos óbitos por covid”, disse Fernando Maia.