Covid19: OMS diz que nova variante é ‘de preocupação’ e denomina como ‘omicron’

Por Redação com Bahia ba | 26 de novembro de 2021 às 14:00

Crédito: Divulgação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a B.1.1.529 como uma “variante de preocupação” e escolheu “omicron” como nome. Com essa classificação, a nova variante foi colocada no mesmo grupo de versões do coronavírus que já causaram impacto na progressão da pandemia: alfa, beta, gama e delta.

A omicron foi originalmente descoberta na África do Sul. Ela é considerada de preocupação pois tem 50 mutações, sendo mais de 30 na proteína “spike” (a “chave” que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19).

A OMS diz que precisará de semanas para compreender melhor o comportamento da variante, por isso ainda não se sabe se ela é mais transmissível ou mais letal. Ao menos 9 países e/ou territórios já anunciaram restrições a voos de nações africanas devido à B.1.1.529 até o momento.

De acordo com OMS, a variante apresenta um “grande número de mutações”, sendo que algumas delas trazem preocupação.

“Evidências preliminares sugerem uma alta no risco de reinfecção com esta variante, em comparação com as outras versões do coronavírus. O número de casos da B.1.1.529 aparenta estar crescendo na maioria das províncias da África do Sul”, afirma a OMS.

Deixe aqui seu Comentário

Radar notícias © 2014 - 2024 Todos os direitos reservados.