Criança de 4 anos morre com suspeita de meningite meningocócica em Arapiraca

Por | 22 de agosto de 2023 às 9:58

Uma criança de quatro anos morreu em Arapiraca, Agreste alagoano, com suspeita de meningite meningocócica. A morte foi confirmada pela Secretaria de Saúde municipal nesta segunda-feira (21).

Em nota, a Prefeitura de Arapiraca informou que o a criança deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento Noel Macedo, no bairro Itapoã, no domingo (20), com febre, vômito, diarreia e dor abdominal. Ainda segundo a nota, o quadro clínico da criança piorou e ela apresentou crise convulsiva e entrou em óbito cerca de 4h depois de entrar na unidade de saúde.

A Secretaria de Saúde de Arapiraca ressaltou que se trata de um caso suspeito, mas que todas as medidas cabíveis junto à Secretaria Municipal de Educação já foram tomadas, quanto a realização dos protocolos e assistência.

A causa da morte da criança deve ser revelada após exames.

Leia a nota da Secretaria de Saúde de Arapiraca, na íntegra, abaixo:

“A Secretaria de Saúde de Arapiraca comunica o óbito de uma criança de 4 anos de idade, sendo considerado um caso suspeito de doença meningocócica.

A criança deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento Noel Macedo, neste domingo (20), com febre, vômitos, diarréia e dor abdominal, evoluindo com crise convulsiva e óbito em cerca de 4 horas.

Tendo conhecimento de que se trata de um caso suspeito, o órgão reforça que já foram tomadas todas as medidas cabíveis em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde e apoio da Secretaria Municipal de Educação.

A secretaria informa que a Rede de Atenção Primária e a Rede de Urgência e Emergência do município também receberam as devidas orientações para prestar assistência seguindo o protocolo.”

Sobre a meningite meningocócica

A meningite é uma inflamação nas meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus e bactérias ou, de forma menos comum, por fungos, parasitas, medicamentos e tumores. A meningite meningocócica é uma infecção pela bactéria Neisseria meningitidis e pode atingir pessoas de qualquer faixa etária.

A transmissão da doença meningocócica é feita por gotículas ou secreções do nariz e gargantas de pessoas contaminadas pela bactéria, ou seja, são necessários contato e convívio no mesmo ambiente. Algumas pessoas podem apresentar e transmitir a bactéria sem estar doentes.

A pessoa infectada apresenta os seguintes sintomas e sinais:

febre;

rigidez na nuca;

dor de cabeça;

mal-estar;

náusea e vômito;

confusão mental;

sensibilidade à luz;

dores intensas ou dores nos músculos, articulações, peito ou barriga;

manchas vermelhas na pele, parecidas com picadas;

respiração rápida;

calafrios.

Deixe aqui seu Comentário

Radar notícias © 2014 - 2024 Todos os direitos reservados.