Decisão do STJ torna Lula Cabeleira inelegível por três anos e muda quadro eleitoral em Delmiro

Por Tribuna do Sertão | 18 de dezembro de 2019 às 1:00

Foto: Divulgação

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu condenar o ex-prefeito Lula Cabeleira por improbidade administrativa, tornando-o – segundo a Lei da Ficha Limpa – inelegível para o próximo pleito eleitoral.

A ação remonta a 2013 quando o ex-prefeito delmirense foi condenado por improbidade pelo juiz Antônio José de Carvalho Araújo, da 11ª Vara da Justiça Federal em Alagoas por conta de irregularidades na aplicação de recursos federais da Educação (fraude em licitações) e Ministério da Agricultura (Matadouro Municipal).

Após sucessivos recursos, sua pena (inelegibilidade) foi reduzida de 8 para 3 anos. Como a sentença do STJ já transitou em julgado, Cabeleira se torna inelegível até novembro de 2022 e não poderá participar das duas próximas eleições (2020 e 2022).

Mesmo considerada definitiva a decisão do STJ, um recurso ainda é possível, mas é improvável de fazer qualquer efeito para as eleições do próximo ano.

Com essa condenação, nem os aliados de Lula Cabeleira sabem dizer se ele persistirá com sua pretensão ou vai lançar a filha Ziane Costa como candidata.

Bem avaliado na preferência popular, a saída de Lula Cabeleira da eleição de 2020 e o derrocada administrativa do Padre Eraldo, inclusive com ordem judicial que restringe sua liberdade e obrigação de visitar o juízo da comarca mensalmente, em face da descoberta pelo Ministério Público de um esquema que desviou R$20 milhões dos cofres públicos, revela que a eleição no maior município sertanejo pode mudar de rumo.

O município tem ainda outros quatro pré-candidatos a prefeito, Dr. Carlos, Renato Torres, Edvaldo Nascimento e Gabriel Varjão que se reuniram no início da semana passada (antes de tomarem conhecimento da decisão do STJ contra Cabeleira) e tentam unificar o discurso e forças para a eleição de 2020.

A defesa do ex-prefeito, por sua vez, diz que  a informação não procede. Porém, oficialmente, nenhuma nota foi enviada à imprensa para falar sobre o assunto.

Deixe aqui seu Comentário

ENQUETE
  • Você está tomando os cuidados necessários para o coronavírus?

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar notícias © 2014 - 2020 Todos os direitos reservados.