Delmiro: Secretaria de Saúde emite nota e rebate denúncia de vereador sobre surto de Dengue no povoado Salgado

Por Redação Radar Notícias | 24 de outubro de 2019 às 16:00

Foto: Divulgação (Ministério da Saúde)

A Secretaria de Saúde do município de Delmiro Gouveia (SMS) enviou uma nota de esclarecimento à redação do portal Radar Notícias para falar sobre uma denúncia do vereador Enoque Batistas (PHS), de um surto de dengue (leia aqui) no povoado Salgado, área rural do município.

De acordo com o texto, a Secretaria diz que não existe surto, tendo em vista que não houve recebimento de sorologia positiva por meio do Laboratório Central de Análises de Saúde Pública (Lacen).

A nota ressalta que ocorreram suspeitas clínicas em casos de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya e que as mesmas já foram notificadas junto ao Ministério da saúde.

Confira a nota na íntegra:

Boa tarde. Viemos aqui esclarecer a denúncia feita pelo vereador Enoque Batista, em relação ao suposto surto de dengue no Povoado Salgado.

De antemão, não se pode considerar surto, visto que não houve recebimento de sorologia positiva do LACEN (Laboratório Central de Análises de Saúde Pública).

Vale ressaltar, que ocorreram apenas suspeitas clínicas, para Dengue, Chicungunya e Zika. Suspeitas estas, já notificadas ao Ministério através do SINAN (Sistema de Notificação Compulsória) e tratadas adequadamente.

Para tanto, comunicamos que ações de prevenção e conscientização estão sendo realizadas tanto nos povoados do município, quanto na zona urbana através do PSE (Programa Saúde na Escola), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Além de visitas domiciliares, com (LI + T), Levantamento de Índice e Tratamento Focal, isto é, pesquisas focais e tratamento de todos os depósitos que possam conter água parada. E em depósitos que não possuem água para consumo humanos, estão sendo realizados tratamento através de peixes que se alimentam das larvas dos mosquitos (CONTROLE BIOLÓGICO).

Deixe aqui seu Comentário

ENQUETE
  • Você está tomando os cuidados necessários para o coronavírus?

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar notícias © 2014 - 2021 Todos os direitos reservados.