Dia das Crianças: Procon divulga pesquisa de preços com os itens mais procurados

Por Redação | 7 de outubro de 2020 às 12:00

Foto: Daniel Martins / Agência Alagoas

A menos de uma semana para o Dia das Crianças, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon/AL) divulga a pesquisa de preços dos itens mais procurados para guiar os pais nas compras dos presentes de seus filhos, além de dicas para que não haja problemas futuros.

Elaborada anualmente pelo órgão, a pesquisa foi realizada no início do mês de outubro e divulgada nesta quarta-feira (7), tendo uma variação entre R$ 3,99 a R$ 1.199,99 em seus valores, trazendo os preços de estabelecimentos varejistas e shopping centers de Maceió.

A lista com os itens analisados pela equipe de fiscais do Procon Alagoas foi feita em seis grandes lojas da capital. Foram pesquisados os preços de bonecas, carros de controle remoto, patinete, massa de modelar, entre outros brinquedos.

Para o diretor-presidente, Daniel Sampaio, é fundamental que o consumidor possa escolher a melhor opção de compra e de pagamento. “A pesquisa por parte dos pais também é importante porque pode evitar gastos desnecessários. Importante o consumidor também exigir a nota fiscal, pois nos casos de defeitos, eles terão como reivindicar seus direitos.”

O Procon também alerta para a questão da faixa etária dos brinquedos como forma de se evitar acidentes. As informações da embalagem precisam estar descritas de forma clara e com identificação do fabricante, eventuais riscos à criança e selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro.

TROCA DE PRODUTOS

Compra física: os estabelecimentos são apenas obrigados a realizar, caso o item apresente algum defeito. A loja deve também manter o cliente informado sobre a sua política de troca.

Compra on-line: o consumidor pode desistir em até 7 dias a partir da efetuação do pedido ou recebimento do produto.

A pesquisa está disponível no link: http://www.procon.al.gov.br/pesquisas-de-precos/2020

Em casos de dúvidas, denúncias ou reclamações, o consumidor pode entrar em contato através do telefone 151 e por mensagens no WhatsApp: (82) 98876-8297.

*Com informações da Ascom

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