Dia Internacional da Síndrome de Down: secretarias e programas municipais divulgam ações

O Núcleo Desenvolver, programa da Secretaria de Saúde, implantado pela Prefeitura em outubro de 2018, atende crianças de 2 a12 anos com doenças psíquicas, moderadas e severas, que afetam o funcionamento do corpo, da mente, e das relações sociais.

Por Ascom | 21 de março de 2019 às 20:55

 

21 de março foi a data escolhida para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down. Oficialmente estabelecida em 2006 e amplamente divulgada, essa data tem por finalidade dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta.

 

Em Paulo Afonso, o governo municipal, por meio das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, desenvolve ações que contribuem para a inclusão de pessoas com a síndrome na sociedade. O programa Educação Inclusiva, da Secretaria de Desenvolvimento Social, disponibiliza a Escola de Informática para Melhor Idade da Avenida Bahia, para atender usuários da APAE.

 

O Núcleo Desenvolver, programa da Secretaria de Saúde, implantado pela Prefeitura em outubro de 2018, atende crianças de 2 a12 anos com doenças psíquicas, moderadas e severas, que afetam o funcionamento do corpo, da mente, e das relações sociais. Crianças com Síndrome de Down, dentro dessa faixa etária, também são atendidas pela equipe, composta de um psiquiatra, duas psicólogas, duas fonoaudiólogas, uma terapeuta ocupacional, uma fisioterapeuta, uma assistente social e uma psicopedagoga.

 

Alunos educação infantil da rede municipal com necessidades especiais são acompanhados por cuidadores, contratados especialmente para essa finalidade. Entre essas crianças, algumas têm Síndrome de Down.

 

O que é Síndrome de Down?

 

Alteração genética no cromossomo “21”, que normalmente é formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com três exemplares (trissomia). A Síndrome de Down foi descoberta em 1862, pelo médico britânico John Langdon Down, e nesse intervalo de mais de um século e meio, muitos foram os avanços no âmbito da ciência e da sociedade, de forma especial nas últimas seis décadas.

 

Segundo a Organização das nações Unidas (ONU), o dia 21 de março é celebrado por 193 países ao redor do mundo com eventos para conscientizar a população e promover a inclusão dos portadores.

Deixe aqui seu Comentário

ENQUETE
  • Reforma da previdência, você é a favor ou contra?

    Resultado da Enquete

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar89 © 2014 - 2017 Todos os direitos reservados.