Por Redação - Radar Notícias | 11 de maio de 2020 às 12:30
De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau), em cinco dias, o estado de Alagoas registrou 720 novos casos da Covid-19. A informação foi repassada através dos boletins epidemiológicos.
No dia 05 de maio, o estado tinha 1.538 infectados. No boletim de ontem (10), os casos confirmados saltaram para 2.258, um aumento significativo.
No sertão, Santana do Ipanema lidera o número de casos confirmados, com 10 infectados. Os outros municípios são – Batalha (3); Olho d’Água das Flores (1); Delmiro Gouveia (1); Jaramataia (1); Canapi (1); Major Izidoro (1) e Poço das Trincheiras (1).
Pedido popular de lockdown
O Poder Judiciário negou, nesta sexta-feira (8), ação popular que pedia medidas mais drásticas para o distanciamento social da população em Alagoas ou a decretação do chamado lockdown, o qual impede as pessoas de saírem de casa sem motivos emergenciais. A decisão é do juiz Alberto Jorge Correia, titular da 17ª Vara Cível da Capital Fazenda Estadual.
Segundo o magistrado, não há dúvidas que vivemos um momento de grave crise sanitária e com a possibilidade de colapso no sistema de saúde alagoano devido à pandemia da Covid-19. No entanto, o juiz também destacou que cabe aos gestores do Estado de Alagoas avaliarem a evolução da pandemia e adotarem as medidas necessárias para contenção do contágio, observando diversos indicadores e ouvindo especialistas.
“Num momento extraordinário como o atual, não seria responsável invadir a esfera administrativa, liminarmente e sem a oitiva do ente, para obrigar o gestor a praticar atos de gestão pública, passando a administrar um problema que demanda soluções ímpares, céleres e impactantes para saúde e vida da população alagoana, consubstanciando, assim, o chamado risco de dano inverso”, justificou o magistrado.