Falta de água há mais de 15 dias deixa sertanejos desesperados

Todo alto sertão alagoano sofre com a má distribuição de água, em alguns lugares não chega água a vários meses

Por Redação | 5 de novembro de 2014 às 14:19

IMG_5453Os sertanejos, especificamente os residentes no alto sertão de Alagoas passam por um momento crítico em relação a distribuição de água na região.

 

O quadro de falta de água atinge grande parte da região sertaneja. São registradas em todo alto sertão falhas na distribuição. Localidades que estão com vários meses sem ver uma gota de água, sustentando – se apenas com os famosos “carros pipa” disponibilizados em alguns municípios.

 

A comunidade do povoado Salgado, município de Delmiro Gouveia, é um dos mais graves exemplos. Além de não ter água bombeada todos os dias, sendo de forma revezada com outras comunidades vizinhas – de dois em dois dias – a população residente no lugar vem travando uma verdadeira batalha para conseguir que o líquido precioso chegue em suas casas.

 

Sem água para provimento das necessidades básicas, como beber, tomar banho, cozinhar, lavar roupa, entre outras, os moradores daquela comunidade se encontram desesperados. Caixas vazias, reservatórios secos, registros ocos e pessoas com baldes na cabeça são cenas comuns ao povo do Salgado.

 

Por inúmeras vezes, representantes do povoado estiveram reunidos com diretores da Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas) na sede do município, porém nenhuma medida até agora foi tomada para que a escassez de água pudesse findar.

 

“Já cansamos de ir na Casal lá em Delmiro. Locamos até um ônibus e fomos todos pedir água, mas não tem jeito. Não sabemos mais o que fazer” desabafa a senhora Rita.

 

A equipe de reportagem do Programa Radar 89 (Delmiro FM) esteve no povoado e tomou conhecimento de mais detalhes da situação. Os moradores fizeram relatos emocionados. “Não podemos dar banho nas crianças, muitas estão sem ir à escola” confessa dona Telma. Durante a reportagem, o repórter Daniel Marques percebeu que ao abrir o registro do hidrômetro, a contagem se iniciava, porém nenhuma gota de água saía na torneira.

 

Um fato que vale ser destacado é que a captação da água que é distribuída em toda região do alto sertão alagoano é feita no próprio povoado Salgado, o que deixa a comunidade mais revoltada e intrigada.

 

A Casal em sua página na internet explica tais fatos alegando que a queda de energia constante no município prejudica sobremaneira o abastecimento da região. “O abastecimento de água está deficiente nas cidades de Água Branca, Canapi, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho d’Água do Casado e Pariconha. O motivo é a variação de tensão, que causa oscilação de energia elétrica, no período de 18h às 6h, na estação de captação do sistema adutor do Sertão, localizada no povoado Salgado, em Delmiro Gouveia.”

 

A companhia sugere que todos os consumidores que se sentirem prejudicados procurem a sede da Casal em Delmiro Gouveia, que fica localizada a Rua Olavo Bilac, centro.

 

“Nós não queremos mais uma explicação, já ouvimos demais, o que nós queremos é água” apela a senhora Clemilda.

 

Veja algumas imagens da situação da falta de água no povoado Salgado:

 

Deixe aqui seu Comentário

Radar notícias © 2014 - 2024 Todos os direitos reservados.