Governo de Alagoas destina R$ 150 mil para periódicos científicos

Por REDAÇÃO | 12 de novembro de 2020 às 8:00

Creative Commons

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) publicou Edital de Apoio à Editoração e Publicação de Periódicos Científicos, na segunda (9), destinando R$ 150 reais para as revistas vinculadas aos programas de pós-graduação (PPGs) strictu senso das instituições universitárias alagoanas.

Os periódicos científicos são destinados à tornar públicos os resultados de pesquisas em todas as áreas do conhecimento. A publicação também é uma componente importante da formação profissional dos pesquisadores e da consolidação dos programas de mestrado e doutorado. Seu impacto se faz sentir desde a pontuação requerida para seleções acadêmicas e profissionais até aos indicadores que garantem recursos federais para as universidades públicas e privadas, através das regulamentações do Ministério da Educação.

Para o diretor-presidente interino da Fapeal, professor João Vicente Lima, com os recurso do edital, os periódicos vão poder melhorar uma série de processos e de políticas de qualificação dos PPGS, de tal maneira que eles se tornem atraentes para os pesquisadores, primeiramente da região nordeste e do Brasil. “Com o passar do tempo, que se transformem em periódicos atraentes para pesquisadores internacionais”, projeta o gestor.

“Um periódico forte significa uma oportunidade para se construir redes de pesquisa, fortalecer contatos e isso dinamiza ainda mais o ambiente da pesquisa e da pós- graduação”, reforça o sociólogo.

As inscrições para o Edital Fapeal 07/2020 permanecem abertas até 21/12. Todas as informações estão disponíveis em www.fapeal.br

Deixe aqui seu Comentário

ENQUETE
  • Você está tomando os cuidados necessários para o coronavírus?

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar notícias © 2014 - 2020 Todos os direitos reservados.