Governo decreta situação de emergência em 27 municípios

Decreto terá validade de 180 dias e foi publicado no Diário Oficial do Estado

Por Cada Minuto | 30 de maio de 2017 às 16:39

2b43e903-d506-4afc-80f4-0b282a6494ceO governador Renan Filho decretou Situação de Emergência em mais 25 municípios do estado que foram afetados pelas chuvas, totalizando até o momento 27 cidades que estão em situação crítica por conta das chuvas. O decreto foi publicado na edição desta terça-feira (30) do Diário Oficial do Estado.

 

Maceió e Marechal Deodoro já tiveram a Situação de Emergência decretada pelo governo nesta segunda-feira (29). Hoje, o Executivo Estadual publicou decreto contemplando os municípios de Atalaia, Barra de Santo Antônio, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Colônia Leopoldina, Coruripe, Coqueiro Seco, Igreja Nova, Japaratinga, Joaquim Gomes, Murici, Paulo Jacinto, Paripueira, Pilar, Quebrangulo, Rio Largo, Satuba, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Campos, Santa Luzia do Norte, Jacuípe, Jundiá, Viçosa e União dos Palmares.

 

O decreto considera o aumento das chuvas, especialmente os localizados na Região Metropolitana, Vale do Paraíba, Vale do Mundaú e do Litoral Norte do estado e os impactos decorrentes do aumento das precipitações, ocasionando danos humanos materiais e ambientais, assim como os prejuízos públicos e privados.

 

A decisão também leva em conta os relatórios de condições meteorológicas elaborados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o parecer técnico 17/2017 da Coordenadoria da Defesa Civil do Estado, que possibilitou estender a situação de anormalidade caracterizada como Situação de Emergência para outros municípios alagoanos comprovadamente afetados pelo desastre.

 

O decreto terá validade de 180 dias e autoriza que os órgãos estaduais localizados nas cidades atingidas adotem as medidas necessárias para o combate a Situação de Emergência em conjunto com órgãos municipais. Todas as atividades serão coordenadas pela Defesa Civil Estadual.

 

As chuvas

 

Cinco pessoas morreram em Maceió soterradas em decorrência das fortes chuvas que atingiram a capital durante o fim de semana. A estimativa é que pelo menos sete mil pessoas, cerca de 2,5 mil famílias, tenham sido afetadas pelas chuvas em todo o estado. O governador Renan Filho visitou as áreas atingidas e anunciou um plano conjunto de socorro às vítmas. No domingo (28), o presidente Michel Temer veio a Alagoas e garantiu que o Governo Federal iria auxiliar os municípios atingidos pelas chuvas.

Deixe aqui seu Comentário

Radar notícias © 2014 - 2021 Todos os direitos reservados.