Grupo de Trabalho construirá proposta multisetorial para salvar o São Francisco

Governadores de Alagoas e Sergipe se reúnem em ato realizado em Penedo

Por Agência Alagoas | 16 de setembro de 2017 às 10:39

 

Durante o ato em defesa do São Francisco, ele apresentou a nota técnica: Avaliação dos Impactos Econômicos e Sociais da Redução da Vazão do São Francisco sobre o Estado de Sergipe.

 

Jackson Barreto revelou que quando recebeu o convite de Renan Filho, no início desta semana, para participar do ato em defesa do rio São Francisco, estava em São Paulo em busca de tecnologia para captação de água em volume morto com objetivo de livrar Aracaju do colapso no abastecimento de água.

 

“Eu acredito que o governador Renan Filho teve uma ideia muito importante, até uma feliz coincidência: esta semana estive em São Paulo com o governador Geraldo Alkmin, e fui buscar tecnologia de balsas flutuantes para melhorar a captação de água para o abastecimento de Aracaju e da grande Aracaju. A preocupação do governador Renan é a preocupação do governador de Pernambuco, da Bahia e do governador de Sergipe. Aliás, Alagoas e Sergipe são os dois estados mais prejudicados com a situação do rio São Francisco, até porque nós estamos após as hidroelétricas e, por isso, sofremos com a variação de vazão”, declarou Barreto.

 

Ele afirmou, ainda, que a Chesf não pode tomar posição com relação à vazão sem discutir com os governadores dos estados.

 

“Quero que a Chesf assuma a co-responsabilidade, o seu papel perante os estados e os municípios ribeirinhos. A Chesf não está aí apenas para cumprir a política de energia. A Chesf precisa também cuidar do ser humano, do homem. E nós precisamos de água para abastecer nosso povo”, finalizou Barreto.

 

Os dois governadores se declararam contrários à privatização da Chesf, neste momento de crise, para cobrir uma pequena parte do déficit orçamentário do Governo Federal. “É como vender a casa para comprar a janta”, comparou Renan Filho.

Deixe aqui seu Comentário

Radar notícias © 2014 - 2024 Todos os direitos reservados.