Idab confirma encerramento nas atividades da UPA de Delmiro Gouveia em 16 de março

Instituto afirma que falta de repasses culminaram na decisão; contrato venceu em janeiro de 2019 e Idab não vai renovar

Por Portal Correio Notícia | 26 de fevereiro de 2019 às 20:08

 

O Instituto Diva Alves do Brasil (Idab), gestor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Delmiro Gouveia, emitiu nota de esclarecimento em que afirma o fim das atividades na unidade.

 

De acordo com o órgão, o contrato de prestação de serviço para a Prefeitura de Delmiro Gouveia teve o prazo de vigência encerrado em janeiro de 2019 e, em razão das constantes dificuldades financeiras relativas aos repasses e pagamentos previstos no contrato, tornou-se inviável realizar a renovação.

 

A nota explica ainda que, para não prejudicar o andamento das atividades, o Idab prorrogou as atividades por 45 dias, com vistas a manter e cumprir os prazos legais junto a seus profissionais e viabilizar que a administração faça a transição da gestão sem prejuízos à população. O encerramento das atividades vai ser no dia 16 de março, de acordo com o Idab.

 

Confira a nota na íntegra:

 

O Instituto Diva Alves do Brasil (IDAB), gestor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Delmiro Gouveia, informa que está encerrando as atividades de gestão da unidade. O contrato de prestação de serviço para a Prefeitura de Delmiro Gouveia teve o prazo de vigência encerrado em janeiro de 2019 e, em razão das constantes dificuldades financeiras relativas aos repasses e pagamentos previstos no contrato, se tornou inviável realizar a renovação do contrato.

 

Com o intuito de não prejudicar o serviço de saúde ofertado pela UPA à população e para garantir à Prefeitura tempo hábil para se organizar, o IDAB prorrogou as atividades na UPA por mais 45 dias, com vistas a manter e cumprir os prazos legais junto a seus profissionais e viabilizar que a administração faça a transição da gestão sem prejuízos a população.

 

Atualmente a referida unidade tem mantido o atendimento aos pacientes classificados como Urgência e Emergência, em decorrência das dificuldades de manter a integralidade dos serviços sem os repasses financeiros contratuais. Sendo assim, o IDAB encerrará oficialmente a gestão na UPA de Delmiro Gouveia no dia 16 de março de 2019.

 

O IDAB também esclarece que seu foco é voltado para ações sociais e na gestão de unidades de saúde e que sua sede administrativa fica localizada em Maceió, capital alagoana, tendo sede social fixa situada no povoado de Timbaúba, zona rural do município de Cacimbinhas, onde são desenvolvidos os seguintes projetos de apoio social:

  • Água Doce – Piscigranja Comunitária: tanques de água destinados à produção de peixes para a comunidade e que utilizam a tecnologia de captação e dessalinização da água extraída de poços por meio de bombas de sucção;
  •  
    • Água para Todos: disponibilização de água potável para a comunidade após o processo de dessalinização da água salobra;

     

    • Trator Social: trator agrícola, associado a implementos voltados ao manuseio da terra e colheita da produção em apoio aos produtores rurais do distrito de Timbaúba;

     

    • Distribuição do Leite: em parceria com a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas, os pequenos produtores destinam o excesso de produção de seu rebanho para o beneficiamento na cooperativa, sendo retornado à região como alimento para a população;

     

    • Saúde Sertaneja – Ambulatório Diva Alves: consultas com uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogo, psicopedagoga, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo à disposição da população semanalmente, e em parceria com a Secretaria de Saúde;

     

    • Amigo da Escola: parceria com a Secretaria de Educação, tendo como objetivo a capacitação e treinamento dos profissionais da Educação para auxiliarem no diagnóstico e tratamento de crianças de creches-escola municipais com alterações relacionadas a aprendizagem, déficit de fala, audição, voz e de linguagem, bem como o encaminhamento dos professores que necessitassem de atendimento de Fonoterapia e Psicoterapia.

     

 

Além dos projetos citados, o instituto também atua em todo o território nacional, a exemplo da ação realizada em Pernambuco, em parceria com COG/PE, onde foi ofertado teste de visão gratuitamente para mais de 400 pessoas, de idades variadas; e também promove atividades no Estado do Amazonas. Recentemente, recursos oriundos de um fundo internacional europeu tornarão possível montar uma estrutura de assistência em Brumadinho/MG.

 

Todas essas ações só reforçam a seriedade do instituto, seja no trabalho de gestão de unidades de saúde ou no amparo à sociedade, através de inúmeros projetos e ações sociais e de gestão.

 

Texto: Emerson Emídio

 

Deixe aqui seu Comentário

ENQUETE
  • Você acredita que os vereadores de Piranhas estão fazendo um bom trabalho?

    • Não (83%, 24 Votos)
    • Sim (17%, 5 Votos)

    Total de Votos: 29

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar89 © 2014 - 2017 Todos os direitos reservados.