Inflação pesou quase o dobro para os mais pobres em janeiro

Por CNN Brasil | 16 de fevereiro de 2022 às 6:00

Foto: divulgação Fecomércio-BA

A inflação de janeiro pesou quase duas vezes mais para as famílias de baixa renda do que para as pessoas mais ricas. A conclusão é do Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda. Indicador inflacionário oficial, o IPCA fechou o primeiro mês do ano em 0,54%. Mas, ao separar o impacto do aumento de preços nos produtos mais consumidos em cada faixa de renda, o impacto para quem ganhar até até R$ 1.808,79 ficou em 0,63%.

Por seu lado, conforme o IPEA, as pessoas com ganhos acima de R$ 17.764,19 lidaram com uma alta média de 0,34%. “O impacto da alta dos alimentos foi bem mais intenso para as famílias de renda muito baixa”, avaliou o Ipea, em nota.

Segundo o instituto, os preços de legumes, frutas e verduras foram os grandes vilões da inflação para os mais pobres. Itens importantes da cesta básica ficaram mais baratos em janeiro, como o arroz (-2,7%), o feijão (-3,0%) e aves e ovos (-0,8%). Só que os reajustes dos produtos “in natura” falaram mais alto, como no caso da cenoura (27,6%), laranja (14,9%), banana (11,7%) e batata (9,7%).

Por outro lado, as famílias mais ricas experimentaram um alívio nos preços de combustíveis. Já há sinais de novos reajustes dos combustíveis no atacado, mas, em janeiro, eles ainda estavam em queda no IPCA.

Deixe aqui seu Comentário

Radar notícias © 2014 - 2024 Todos os direitos reservados.