Inquérito contra ex-ministro Weintraub por suspeita de racismo é arquivado

Por Redação com Bahia.ba | 25 de fevereiro de 2021 às 6:00

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O inquérito aberto contra o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub por suspeita de racismo foi arquivado pelo Ministério Público Federal (MPF) nesta quarta-feira (24), conforme o UOL. O procedimento foi instaurado após uma publicação do ex-ministro, em que ele insinuava que a China teria se beneficiado da crise do novo coronavírus.

Em abril do ano passado, Weintraub postou no Twitter uma capa do gibi da Turma da Mônica com a bandeira da China e a Muralha. No post, ele escreveu uma mensagem em que trocava a letra R pelo L, da mesma forma que faz o personagem Cebolinha. A publicação foi excluída horas depois. Na ocasião, ele ainda era ministro.

“Geopoliticamente, quem podeLá saiL foLtalecido, em teLmos Lelativos, dessa cLise mundial? PedeLia seL o Cebolinha? Quem são os aliados no BLasil do plano infalível paLa dominaL o mundo? SeLia o Cascão ou há mais amiguinhos?”, escreveu.

Por causa do post, a Embaixada da China no Brasil fez uma nota de repúdio. Dois meses depois, ele se defendeu em um depoimento por escrito enviado à Polícia Federal e afirmou que fez a publicação com “elementos de humor” e que utilizou o personagem porque a forma de falar dele era “associada à fala de povos orientais”.

Deixe aqui seu Comentário

Radar notícias © 2014 - 2021 Todos os direitos reservados.