Jovem delmirense conhece estratégias para prevenção da violência na Argentina

Ronaldo Targino também levou experiências da Casa de Direitos de Alagoas como modelo do Brasil

Por Assessoria | 8 de novembro de 2014 às 12:50

09c05b84be326c37ebedee229542841dO superintendente de Promoção de Cultura de Paz Ronaldo Targino, da Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz), participou esta semana de uma missão técnica à Argentina, onde foi conhecer as estratégias de prevenção da violência implantadas pelo governo em comunidades carentes de Buenos Aires e de outras cidades do país.

 

A missão também teve como objetivo a troca de experiências entre a Casa de Direitos de Alagoas, da qual Ronaldo Targino é o coordenador enquanto superintendente da Sepaz, e os Centros de Acesso à Justiça (CAJs), que são as estruturas disponibilizadas pelo governo daquele país com a mesma finalidade.

 

Além de Targino, a missão também contou com a presença do gestor da Casa de Direitos de Alagoas, Saulo Guimarães. O convite para os dois surgiu após a visita de técnicos do Ministério da Justiça da Argentina, que vieram conhecer a experiência da Casa de Direitos alagoana, localizada no bairro do Jacintinho, em Maceió, em agosto deste ano.

 

“A Casa de Direitos atua como Núcleo de Justiça Comunitária e Mediação de Conflitos, focando no fortalecimento da cidadania e envolvimento da comunidade para a prevenção social da violência”, enfatizou Ronaldo Targino, que vem se notabilizando como uma das novas lideranças de Delmiro Gouveia, no Sertão alagoano.

 

“De forma similar, os Centros de Acesso à Justiça (CAJs) atuam em diversas cidades da Argentina, ofertando quatro serviços chaves: assessoramento jurídico, mediação comunitária, assistência psicossocial e atenção a imigrantes. Essa troca de experiências tem como um dos focos a mediação comunitária de conflitos e o aperfeiçoamento dos serviços já ofertados pela Casa de Direitos”, ressaltou Targino.

 

A missão à Argentina conta com a parceria do Ministério da Justiça (MJ) do Brasil, que é parceiro na instalação da Casa de Direitos de Alagoas. Segundo Thiago Battaglini, da Secretaria de Reforma do Judiciário (SRJ/MJ), Brasil e Argentina possuem um memorando de entendimento para intercâmbio de boas práticas na área de prevenção da violência e mediação comunitária.

Deixe aqui seu Comentário

ENQUETE
  • Você acredita que os vereadores de Delmiro Gouveia estão fazendo um bom trabalho?

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar89 © 2014 - 2017 Todos os direitos reservados.