Manchas negras encontradas no Rio São Francisco foram provocadas pelo esvaziamento no Lago Belvedere

Funcionários da Chesf confirmaram à informação durante a tarde deste sábado (11).

Por | 12 de abril de 2015 às 0:33

23537a80-b0ae-41e1-8d71-9764a51869f2O diretor presidente do IMA, em Alagoas, Gustavo Lopes informou que uma equipe da Chesf que se encontra na região afetada pela língua negra já confirmou que esse caso foi provocado por um limpeza na barragem do Xingó, no entanto, comunicou que o trabalho só foi feito depois da autorização de técnicos do IBAMA de Salvador.

 

Gustavo Lopes comunicou o problema ao governador Renan Filho que deslocou uma equipe para fazer um levantamento sobre o problema, que segundo os técnicos não se  restringe as oito cidades alagoanas, mas a toda região ribeirinha de Alagoas e Sergipe, inclua-se aí a cidade de Aracajú entre outras grandes cidades, como Arapiraca que saõ abastecida pelo rio São Francisco.

 

O Blog do Bernardino, descobriu com exclusividade a origem do problema: O reservatório da barragem Delmiro Gouveia, a primeira usina do complexo CHESF,apresentou um vazamento. Para resolver o defeito, tiveram que esvaziar o lago, no fundo, onde existia grande quantidade de lama e matéria orgânica, além de várias toneladas de peixe que sucumbiram.

 

foto16

 

Tudo isso entrou em rápida decomposição, criando uma gigantesca  cultura de bactérias, que foi lançada no alto São Francisco pela CHESF. Para piorar a situação, os reservatórios da CHESF estão vazios, Sobradinho o maior deles só tem 15%.

 

Segunda feira(13), de acordo com o empresário da região, Elizeu Gomes, será feito um movimento forte e amplo em defesa do Velho Chico.

 

“Estaremos às 8h na Câmara de Vereadores,  para realizar um ato em prol de São Francisco, onde será formada uma comissão junto ao Ministério Público para apurar a responsabilidade  dessa tragédia que infelicita todo o São Francisco” explicou ele.

ENQUETE
  • Você está tomando os cuidados necessários para o coronavírus?

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar notícias © 2014 - 2020 Todos os direitos reservados.