Outubro Rosa: Pacientes atendidas pelo CAM passam por cirurgias no HMPA

Por Redação | 19 de outubro de 2019 às 17:30

Foto: Ascom

O Centro de Assistência à Mulher (CAM), órgão da prefeitura de Paulo Afonso, realizou neste sábado (19), cirurgias para retirada de nódulos na mama. As intervenções foram realizadas no Hospital Municipal Aroldo Ferreira (HMPA), situado no BTN III, e contemplou oito mulheres.

A ação faz parte do Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama. As cirurgias foram realizadas pelo médico mastologista Paulo Lucena. “Antes da intervenção ele faz uma avaliação no CAM e, através dessa consulta, quando há detecção de um nódulo, faz o encaminhamento para a retirada, aqui no HMPA”, afirma o enfermeiro-chefe Itamar Oliveira.

Ainda de acordo com Itamar, os nódulos retirados vão passar por biópsia. “Após essa intervenção, o material vai para um estudo para saber se trata-se apenas de um nódulo de gordura, ou se é algum fator do câncer de mama”, explica.

Outras atividades

As ações do Outubro Rosa seguem até o dia 31, com palestras em todas as unidades de saúde. Neste domingo (20), acontece a ‘Regata Rosa’, evento organizado pela Associação Carranca Boat, a partir das 8h, no lago do Touro e a Sucuri. O evento vai ter participação de mulheres que venceram o câncer de mama e encontraram no esporte motivos para seguir.

 

Na segunda-feira (21) e terça-feira (22), acontece a “Caminhada das Vitoriosas”, com o público que freqüenta a Academia da Saúde, no Bairro Tancredo Neves (BTN).

 A programação no CAM continua até o dia 31. Confira:

25/10 (sexta-feira) – DIA D

7h – Atendimento de ginecologia e mastologia, realização de testes rápidos com equipe do CTA, liberação de exames voltados à mastologia e uma manhã de beleza com equipe da Mary Kay para as pacientes em atendimento no CAM, encaminhadas das unidades básicas de saúde;

30/10 (quarta-feira)

Oficina com profissionais das unidades básicas de saúde, médicos e enfermeiros, com o Mastologista.Paulo Lucena;

31/10 (quinta-feira)

8h – Auditório Edson Teixeira – palestra aberta ao público, com a psicóloga Jalane e o Mastologista Paulo Lucena.

Deixe aqui seu Comentário

ENQUETE
  • Você está tomando os cuidados necessários para o coronavírus?

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar notícias © 2014 - 2021 Todos os direitos reservados.