Pandemia aumentou as depsesas de 42% dos brasileiros, diz pesquisa

Por Redação | 31 de agosto de 2020 às 7:00

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Não bastasem a perda de emprego ou da renda com o fechamento de atividades, o brasileiro enfrenta também o aumento de despesas. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com a Offer Wise, 42% dos brasileiros afirmam que a pandemia aumentou o seu nível de gastos.

Em comparação ao período anterior ao coronavírus, subiu o valor despendido com supermercado (55% dos entrevistados) e alimentação delivery (39%). A elevação com contas básicas por passar mais tempo em casa pesou para 47% dos consumidores.

Por outro lado, a maioria diminuiu as despesas com vestuário (63%), serviços de beleza (53%), artigos para atividade física (48%) e eletrodomésticos (45%). Entre os que tiveram redução dos gastos totais no período, 46% tiveram diminuição da renda, 41% estão inseguros com relação a quanto tempo a pandemia vai durar, e 32% tiveram menos despesas com lazer.

“A pandemia pegou todos de surpresa”, explicou o presidente da CNDL, José César da Costa. “Tudo gerou uma verdadeira transformação no consumo da população. Enquanto as despesas da casa aumentaram, aquelas que eram feitas no comércio e lazer diminuíram”, afirma José César da Costa.

*Com informações do portal Bahia.ba 

Deixe aqui seu Comentário

ENQUETE
  • Você está tomando os cuidados necessários para o coronavírus?

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar notícias © 2014 - 2020 Todos os direitos reservados.