Paulo Afonso: Campanha Dezembro Laranja supera expectativa da Secretaria de Saúde

Por Assessoria de Comunicação | 9 de dezembro de 2019 às 3:30

Foto: Ascom/PMPA

A manhã deste sábado (7) foi de movimentação intensa no Centro de Especialidades Médicas. Cerca de 120 pessoas compareceram à unidade de saúde para obter esclarecimentos sobre a Campanha Dezembro Laranja, iniciativa que visa prevenir o câncer de pele.

Durante o horário de atendimento, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), realizaram aulas educativas e oficinas sobre fotoproteção, câncer de pele e escolha do protetor solar adequado a cada tipo de pele.

Para Raimundo Rodrigues, morador do Bairro Jardim Bahia, que trabalhou muito tempo exposto ao sol, a iniciativa do governo municipal é louvável.

“Eu tenho 74 anos, sei que um tratamento desses é muito caro, tenho dúvidas a respeito do tema, não posso ficar muito tempo no sol, pois logo aparecem as manchas vermelhas na pele. Agora com a campanha, estou recebendo informações importantes; prevenir é melhor do que remediar”, falou.

A dermatologista e coordenadora da campanha, Isnaia Almeida, explica que os trabalhos consistem primeiramente na avaliação médica para identificar se o paciente tem alguma lesão suspeita de câncer de pele. No caso de positividade, o mesmo é encaminhado para a realização de biópsia.

“A demanda está muito alta, estávamos esperando 50 pacientes, mas ultrapassamos este número. As pessoas que não receberem o resultado hoje serão encaminhadas via Prefeitura para a realização dos exames”, explicou.

O Dezembro Laranja teve início em 2014, com a iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A intenção foi incentivar a população na prevenção e no diagnóstico de câncer de pele. A campanha nacional acontece anualmente no dia 7 de dezembro, quando dermatologistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia se reúnem para fazer um trabalho voluntário de conscientização.

Deixe aqui seu Comentário

ENQUETE
  • Você está tomando os cuidados necessários para o coronavírus?

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar notícias © 2014 - 2020 Todos os direitos reservados.