Paulo Afonso: Policlínica Regional de Saúde inicia atendimento à população

Por Ascom / PMPA | 15 de julho de 2019 às 19:30

Secretário de Saúde, Ivaldo Sales, visitando unidade no primeiro dia de serviços – Foto: Ascom/PMPA

A Policlínica Regional de Paulo Afonso, inaugurada na última sexta-feira (12), iniciou o atendimento à população na manhã desta segunda-feira (15). O secretário de Saúde, Ivaldo Sales Júnior, acompanhou o primeiro dia de atendimentos na unidade.

“Acompanhar o início de funcionamento da Policlínica é uma grande satisfação. Aqui, o acolhimento dos pacientes de Paulo Afonso e região está sendo feito para que assim, as pessoas tenham acesso aos serviços. É um dia que foi bastante esperado por todos”, afirma. 

Para a diretora-geral da Policlínica, Doroth Menezes, a expectativa do início do funcionamento foi superada. “Começamos em pleno funcionamento, com pacientes sendo atendidos nas áreas de consultas e exames e nós estamos acompanhando a regulação por parte dos municípios e, juntos, vamos desempenhar um belo trabalho”, pontua. 

Ela reforça que para ter acesso aos exames e consultas da Policlínica, o paciente deve passar pelo posto de saúde da sua cidade, onde será encaminhado pelo médico, de acordo com a necessidade. A coordenação enfatiza que a unidade de saúde não é de pronto atendimento, e que as pessoas não devem se dirigir diretamente à Policlínica porque não terão possibilidade de serem atendidas. Toda a marcação e agendamento são realizados de forma prévia.  

Dona Silvia, moradora do povoado Nambebé, afirma estar feliz com o atendimento. “Um espaço confortável e o atendimento nota 10. Gostei de tudo”, acrescenta. 

Constituído sob a forma de associação pública, entidade autárquica e interfederativa para a promoção de ações de saúde pública assistencial e prestação de serviços especializados de média e alta complexidade, os Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS), criados em 2015, têm como objetivo principal a construção de policlínicas em todas as regiões do estado, para garantir saúde de qualidade a mais de um milhão e quinhentos mil habitantes do interior da Bahia, assumindo a gestão regionalizada de serviços. 

Esta é a 9ª unidade construída na Bahia, com investimentos na ordem de R$ 22 milhões, e atende a nove municípios da região, beneficiando 252 mil pessoas com oferta de 36 tipos de procedimentos de média e alta complexidade e 19 especialidades médicas. O local tem capacidade de realizar cerca de 500 procedimentos por dia e pacientes devem ser encaminhados através do setor de regulação de cada prefeitura.

Na cerimônia de inauguração, o prefeito Luiz de Deus falou sobre a nova realidade na área de saúde de Paulo Afonso com a implantação.  “É uma obra de fundamental importância para nossa região, porque, além de diminuir os custos das prefeituras, evita o sofrimento de algumas pessoas que têm que se deslocar até Salvador para fazer exames e até para passar por procedimentos até hoje indisponíveis na região. Eu não tenho dúvida de que a unidade vai contribuir e muito com a saúde das pessoas”, diz.  

O governador Rui Costa abordou a economia que os municípios vão ter na área de saúde com a implantação da unidade na região. “Nossa proposta foi aceita e o resultado prova que, além de aumentar a oferta de serviços, as policlínicas representam economia para os cofres do município, uma vez que os custos de manutenção das unidades são rateados, sendo 60% aplicados pelos municípios consorciados e 40% pelo Governo do Estado”, salienta. 

Deixe aqui seu Comentário

ENQUETE
  • Você acredita que os vereadores de Delmiro Gouveia estão fazendo um bom trabalho?

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar89 © 2014 - 2017 Todos os direitos reservados.