Prefeitura, Banco do Nordeste e empresários planejam ações do Prodeter em Paulo Afonso

Por Redação com Ascom/PMPA | 29 de agosto de 2019 às 4:00

Foto: Ascom/PMPA

Na última quarta-feira (28), representantes do Banco do Nordeste e Secretaria de Agricultura e Aquicultura se reuniram para planejar as primeiras ações do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) em Paulo Afonso.

Durante a reunião que aconteceu no auditório da Associação Comercial (Ascopa), o agente de desenvolvimento do BNB, João Bosco Loiola, explicou que o objetivo foi identificar os principais problemas dos produtores da região e planejar as ações a serem realizadas para atingir as metas propostas.

“Nessa reunião, nós estamos dando continuidade ao processo de implantação do Prodeter em Paulo Afonso. Considerando que tudo se inicia com planejamento, hoje nós vamos definir os principais problemas da cadeia produtiva da bovinocultura na região, a meta a ser atingida e o que realizaremos junto aos produtores para melhorar atividade”, explicou.

O secretário de Agricultura e Aquicultura, Jandirsosn Campos Torres considera o Prodeter uma importante ferramenta para o crescimento da produção de leite no município. Segundo ele, com a parceria entre a Prefeitura e o Banco do Nordeste, o sonho de tornar Paulo Afonso na maior bacia leiteira da região está cada vez mais próximo.

“A Prefeitura de Paulo Afonso, a Secretaria de Agricultura e Aquicultura, com a ajuda importante do Banco do Nordeste, busca elevar cada vez mais a produção de leite no nosso município. O Prodeter é uma ferramenta fundamental para concretizar nosso sonho de chegar a 50 mil litros de leite por dia”, falou Jandirson.

Para o empresário do ramo de laticínios, Antônio Gabriel, a implantação do Prodeter em Paulo Afonso é uma iniciativa importante para o desenvolvimento da bovinocultura no município e, consequentemente, o aumento da produção.

“A região de Paulo Afonso possui um grande potencial leiteiro mas, em muitos casos, falta ao produtor a condição financeira para desenvolver sua atividade. Essa reunião significa o início do processo de criação de uma grande bacia leiteira no município”, observou.

O Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), já implantado em vários municípios da região, é uma estratégia do Banco do Nordeste para contribuir com o desenvolvimento local e territorial, por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas. A formação do Comitê Gestor Municipal e Territorial tem como objetivos fortalecer as cadeias produtivas das atividades priorizadas, promover a articulação de políticas públicas para o desenvolvimento local e territorial. 

Como resultados e impactos são esperados: aumento da competitividade das cadeias produtivas, ampliação dos investimentos na região, geração de emprego e renda, inclusão produtiva, redução das desigualdades intra e inter-regionais, promoção da sustentabilidade socioambiental, aumento do protagonismo da governança local e territorial para o desenvolvimento, melhoria das condições de vida da população regional.

ENQUETE
  • Você está tomando os cuidados necessários para o coronavírus?

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar89 © 2014 - 2017 Todos os direitos reservados.