Professores comentam tema da redação do Enem 2014

Programa #CaiuNoEnem, deste domingo (9), abordou a temática da dissertação do exame sobre publicidade infantil

Por Portal Brasil | 31 de outubro de 2014 às 20:29

Os candidatos que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (9), se depararam com o tema de redação sobre ‘Publicidade infantil em questão no Brasil’.

 

O assunto surpreendeu, mas segundo os professores Marcelo Freire, do Colégio JK de Brasília, e Viviane Faria, do Alub, não foi considerado difícil. Eles participaram do programa #CaiuNoEnem, e comentaram as questões de língua portuguesa, além da proposta de texto dissertativo-argumentativo.

 

Os professores ressaltaram que prestar atenção nos textos de apoio apresentados junto à sugestão do tema é o grande segredo para se sair bem na redação.”Embora o tema tenha sido surpreendente, ele traz o que se discute hoje na mídia”, afirma Marcelo Freire.

 

 

Apesar de não ser permitida a cópia de trechos dos textos motivadores, eles podem, segundo Freire, indicar o que se espera do aluno a partir daquela sugestão.  “A formatação sempre deixa claro para o aluno um caminho possível a ser trilhado. O texto 3 trazia um convite para o aluno pensar que ele mesmo é o sujeito da mudança”, diz.

 

Viviane Faria cita, ainda, que questões da prova de português traziam elementos que poderiam dar mais ideias aos participantes. Por isso, deixar para fazer a redação depois de responder às 90 questões é uma vantagem no Enem.

Deixe aqui seu Comentário

ENQUETE
  • Como você avalia a gestão de Maristela Sena em Piranhas?

    Resultado da Enquete

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar89 © 2014 - 2017 Todos os direitos reservados.