Projeto de Superação Equoterapia é apresentado em Pariconha

Por David Lima - Ascom | 10 de junho de 2017 às 10:24

WhatsApp Image 2017-06-08 at 21.17.15Na tarde da última quarta-feira (07), no prédio da Câmara Municipal de vereadores, foi apresentado à população o projeto de Equoterapia Superação, e a equipe do Centro Sede e profissionais da equipe do NASF do Município que irão atuar.

 

Para Maria Aline Barros, secretária de Saúde do município, este é um dos passos mais importantes para a inclusão das pessoas com necessidades especiais, pois, é um meio de luz para as mães e uma promoção de saúde para esses que irão usufruir da prática. Além de ressaltar o empenho do prefeito em conseguir trazer esse projeto para o município.

 

O projeto visa contribuir para o desenvolvimento físico, educacional e social das pessoas com necessidades educacionais especiais que moram nos municípios que fazem parte da área de responsabilidade do 20º Batalhão, oferecendo atividades de equoterapia, banda de música, atividades pedagógicas e capacitação em Libras, tornando-os sujeitos ativos e capazes de interagir na sociedade.

 

O momento serviu para revelar o projeto, na sua totalidade, bem como contou com a importantíssima participação de mães que já recebem atendimento, outras que foram conhecer e também da Camila Bernardo, presidente do Centro, que de forma emocionante contou sua trajetória no processo de tratamento, bem como sua comovente história de vida, com Bernardo, seu filho especial e que venceu todos os obstáculos através da equoterapia, e esteve cantando histórias na ocasião.

 

A Equoterapia trabalha o indivíduo como um todo, isto é, na forma biopsicossocial. Utiliza-se o cavalo como instrumento reabilitador, buscando a reabilitação do praticante (nome dado ao paciente de equoterapia) de forma integral. Portanto, emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais (BITAR et al., 2004). É desenvolvida ao ar livre, onde o indivíduo estará intimamente ligado com a natureza, proporcionando assim a execução de exercícios psicomotores, de recuperação e integração, completando as terapias tradicionais em clínicas e consultórios.

 

Deixe aqui seu Comentário

ENQUETE
  • Você está tomando os cuidados necessários para o coronavírus?

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar notícias © 2014 - 2020 Todos os direitos reservados.