Samu AL realiza rodas de conversa com servidores para discutir prevenção ao suicídio

Por Redação | 10 de setembro de 2020 às 2:00

Foto: João Victor Barroso

Em alusão a Campanha Setembro Amarelo, que tem como foco a prevenção ao suicídio, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas iniciou uma série de rodas de conversa sobre o tema. As atividades, que são destinadas aos servidores da instituição, começaram na terça-feira (8), no prédio da Central Maceió, no bairro Farol.

O primeiro tema abordado foi uma breve explicação sobre a sintomatologia e como deve ser feita a abordagem de pessoas que apresentem sinais para o suicídio. A ação está sendo desenvolvida pelo setor de psicologia da Central Maceió.

Segundo Diana Dine, psicóloga da Central Maceió do Samu Alagoas, as rodas de conversa estão acontecendo em cada um dos setores, durante os períodos da manhã e da tarde.

“Falar sobre suicídio ainda é um tabu, mas, as rodas de conversa surgem, justamente, para tentar mudar esse cenário. Mostrar que as pessoas precisam perder esse ‘medo’ de conversar sobre o sofrimento mental, que pode acometer qualquer pessoa e em qualquer momento. Debater sobre o tema é importante e precisamos saber como agir diante dessas situações”, disse a psicóloga.

Para Josileide Costa, supervisora geral do Samu Alagoas, os temas abordados durante as rodas de conversa também podem ajudar os socorristas durante os atendimentos diários feitos pelo Samu.

“Essa campanha vem para reafirmar a importância que a Sesau e o Governo de Alagoas têm dado para o cuidado com a saúde mental dos profissionais do Samu. Além de todo o acolhimento e atenção que está sendo feito pelo setor de psicologia, esse momento de conversa também serve para que os socorristas saibam como lidar da melhor maneira com as ocorrências difíceis do dia-a-dia”, destacou a supervisora geral.

As rodas de conversa acontecem até o final deste mês de setembro e os próximos assuntos tratados pelas psicólogas serão sobre prevenção, os fatores de riscos e as atividades serão encerradas com uma dinâmica de grupo, nos dias 23 e 24 de setembro.

*Com informações da Ascom Sesau 

Deixe aqui seu Comentário

ENQUETE
  • Você está tomando os cuidados necessários para o coronavírus?

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar notícias © 2014 - 2020 Todos os direitos reservados.