Santana: Ufal realiza minicurso sobre publicação e divulgação científica

Por Redação com Ascom | 5 de novembro de 2021 às 8:00

Foto: Ascom

A produção de um artigo que possa ser apto para a publicar em um periódico científico se tornou um grande desafio para quem atua ou pretende atuar na carreira acadêmica. Qual a forma de apresentar da melhor maneira resultados de pesquisa? Quais os parâmetros básicos para o texto ser aprovado?

A quinta atividade do I Ciclo Extensionista de Dicas de Produção Científica será o minicurso “A importância da publicação e divulgação científica”, em que se buscará apontar caminhos para conseguir a tão esperada publicação de artigos.

O minicurso contará com a apresentação de Mayara da Costa e Silva, idealizadora do projeto Blogueirinha Acadêmica nas redes sociais (Instagram, Tik Tok e Facebook).

O minicurso ocorrerá a partir das 19h30 do dia 11 de novembro (quinta-feira), com transmissão ao vivo no canal do Youtube do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Alagoas (SIBI/UFAL).

O minicurso tem o objetivo de fazer com que os estudantes compreendam a importância da divulgação e publicação científica no âmbito universitário e fora dele. Para isso serão abordados os seguintes tópicos:

– O que é pesquisa científica?

– Quais os tipos de trabalhos científicos que podem ser feitos na universidade?

– Por que é importante divulgar as pesquisas científicas?

– Como essa divulgação pode ser feita?

– Redes Sociais e Pesquisa Científica.

A ministrante também dará dicas aos estudantes de onde podem publicar trabalhos científicos como eventos e revistas científicas. Além de mostrar aos estudantes alguns dos itens que são avaliados na hora da publicação científica.

Inscrição

Para se inscrever apenas nesta palestra é necessário se inscrever no curso e depois na atividade (opção “mini-atividade”, que é uma imagem de peças de quebra-cabeças) também até o início da palestra.

Sobre a palestrante

Mayara é Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade de Brasília. Mestra em Comunicação Social e jornalista pela Universidade Federal do Piauí.  É idealizadora do projeto Blogueirinha Acadêmica nas redes sociais (Instagram, Tik Tok e Facebook) onde apresenta conteúdo digital sobre pesquisa científica e metodologias científicas para a área das ciências humanas/sociais aplicadas. Nesse projeto também ministra aulas online sobre normas da ABNT e metodologias científicas. É colunista do Site Comunicolog – O campo da comunicação. É integrante do Pauta Gênero – Observatório de Comunicação e Desigualdade de Gênero, projeto de extensão da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Organização

O “I Ciclo extensionista de dicas de produção científica” é um projeto de extensão vinculado à Unidade Educacional Santana do Ipanema da UFAL, sob coordenação da bibliotecária Rafaela Lima e dos professores Anderson Santos e Manoel Valquer.

Serviço

O quê? Minicurso “A importância da publicação e divulgação científica”

Quando: 11 de novembro (quinta-feira), às 19h30

Onde: https://youtu.be/ncJD4yl9qB8 (Canal SIBI/UFAL)

Mais informações sobre o curso, CLIQUE AQUI.

Deixe aqui seu Comentário

Radar notícias © 2014 - 2024 Todos os direitos reservados.