Secretaria orienta população sobre procura a postos de saúde e unidades hospitalares neste período de prevenção ao Covid -19

Por Assessoria | 20 de março de 2020 às 15:00

Foto: Divulgação

Devido a pandemia que o país e o mundo vem vivenciando com o novo coronavírus (Covid-19), com reflexos em Paulo Afonso, a Secretaria Municipal de Saúde faz uma orientação para a população sobre a procura de postos de saúde e unidades hospitalares, HMPA e HNAS, neste período.

De acordo com o secretário de Saúde, Ghiarone Garibalde, é de extrema importância que a população só se dirija em caso de extrema necessidade, ou se apresentar sintomas de gripe, febre e corisa, que são típicos do novo vírus, para evitar a proliferação e contaminação.

 “O que estamos querendo é preservar a população e que as pessoas só vão aos postos ou hospitais nos casos de urgência, emergência ou se apresentarem algum sintoma como febre alta, corisa ou que esteja ligado ao coronavírus. Se forem exames e consultas de rotina, peço as pessoas que não vão, porque estes postos estarão voltados para o atendimento de prioridades, como urgências e os casos que nesse momento apresentam algum sintoma do Covid-19”, explica. 

“Em todos os outros casos que não se mostrem graves, a recomendação segue sendo ficar em casa. Essa recomendação se torna importante neste momento para evitar sobrecarregar os serviços mantendo a demanda sob controle, além de proteger a exposição ”, diz o secretário. 

Ele reforça a importância das pessoas compreenderem que agora o momento é de ficar em casa. “Estamos pedindo às pessoas que permaneçam em casa, que não saiam nas ruas. Hoje tivemos um decreto que fecha o comércio e restringe os serviços da Prefeitura, entre outras atividades para que possamos reduzir o número de pessoas nas ruas. Mas isso não é férias, nem descanso, é uma quarentena para evitar a proliferação do vírus”, diz. 

Os postos de saúde estão funcionando de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 17h. Nos fins de semana, as pessoas deverão se dirigir ao Centro de Especialidades Médicas, que estarão em regime especial de atendimento, tanto do Centro, localizado em frente a Bobs, como no BTN, das 8h às 17h. Nos horários em que não tenham atendimento nem nos postos nem nos Centros de Especialidades, a população deverá procurar o HNAS, no Centro, ou HMPA, no BTN.

Destaca-se também que cumprindo determinação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Paulo Afonso antecipa a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para a próxima segunda-feira (23). A imunização estava prevista para começar no mês de abril, mas a ação foi antecipada por causa da chegada do Covid-19 no Brasil.

Nesta etapa, podem se vacinar idosos a partir de 60 anos e profissionais de saúde. O atendimento será realizado em todas as unidades de saúde, de segunda a quinta-feira, das 7h às 11h e 13h às 17h, e na sexta-feira, das 7h às 13h.

De acordo com o Ministério da Saúde, a antecipação ocorre para facilitar, acelerar o diagnóstico da Covid-19 e evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado por casos suspeitos de infecção do vírus.

Deixe aqui seu Comentário

ENQUETE
  • Você está tomando os cuidados necessários para o coronavírus?

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar notícias © 2014 - 2020 Todos os direitos reservados.