Sesau destaca importância da prevenção aos acidentes de Trabalho

Por Ascom Sesau | 28 de julho de 2020 às 8:00




Foto: Ascom

No dia 27 de julho é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data, que é símbolo da luta das trabalhadoras e dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho, tornou-se oficial em 1972, depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho.

O dia comemorativo propõe uma reflexão sobre como os ambientes e processos de trabalho podem determinar tanto a saúde quanto os acidentes e o adoecimento dos trabalhadores. Os acidentes podem ser causados por fatores naturais ou por falta de medidas de proteção.

Por isso, é fundamental o uso correto de equipamentos de segurança, a manutenção dos Programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAS), bem como a realização de exames médicos periódicos previstos nos Programas de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO).

Para chamar a atenção sobre o tema, a equipe condutora do Programa Acolhe Saúde da Gerência Executiva de Valorização de Pessoas da Secretária de Estado da Saúde, atendendo ao eixo Educação e Segurança do Programa, criou infográficos de orientações para prevenir e conscientizar os servidores da saúde em atenção a data hoje comemorada.

Além dessa iniciativa no referido eixo, o servidor tem a sua disposição cursos e videoaulas instrumentalizando-o para o uso correto dos EPI’s, destacando a paramentação e desparamentação em tempo de pandemia do Coronavírus na plataforma do Educ@Sesau (http://www.educasesauead.saude.al.gov.br/). “O conhecimento é fundamental na prevenção de acidentes” segundo Patrícia Bezerra – GDES .

O acidente de trabalho é aquele que ocorre durante o serviço e/ou no o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, acarretando a perda ou redução da capacidade para o trabalho e, em último caso, até a morte. Além disso, as doenças ocupacionais podem ser enquadradas nessa categoria, enfatizou Nayara Calheiros, uma das idealizadoras do programa.

Para os profissionais de saúde, que salvam vidas, é ainda mais importante evitar os acidentes de trabalho. A conscientização dos profissionais e o esforço para aplicar medidas de segurança coletivas e individuais são as melhores medidas de prevenção.

Neste contexto, a Gestão de Saúde e Segurança do Servidor (GESS) que comporta os serviços do  Núcleo de Atenção e Segurança do Servidor (NASS) e Serviço Especializado em Segurança e Medicina  do Trabalho (SESMT) em parceria com a GDES, tem proposto estratégias e orientações que permitam a detecção, modificação e cuidado oportuno e integral a todos os trabalhadores. E ainda, atuação na vigilância nos locais de trabalho com intervenções que propiciem a eliminação ou minimização dos riscos inerentes ao processo de trabalho.

Ressalta-se, ainda, que manter ambientes e processos de trabalho saudáveis é uma responsabilidade compartilhada entre empregadores  e trabalhadores. A participação dos trabalhadores é essencial no processo de identificação das situações de riscos presentes nos ambientes de trabalho, assim como as repercussões dos riscos sobre a sua saúde.




Deixe aqui seu Comentário

ENQUETE
  • Você está tomando os cuidados necessários para o coronavírus?

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar notícias © 2014 - 2020 Todos os direitos reservados.