Sesau orienta população sobre medidas de prevenção para evitar a leptospirose em período chuvoso

Por | 23 de maio de 2023 às 6:39

Com a intensificação do período chuvoso em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) alerta os alagoanos sobre as medidas de prevenção para evitar o aumento de casos da leptospirose, doença infecciosa febril, transmitida a partir da exposição à urina de animais como o rato, que estejam infectados pela bactéria Leptospira. Isso porque, diante das fortes chuvas e da ocorrência de enchentes, inundações e do transbordo de córregos e bueiros, por exemplo, o contato com a água contaminada desses locais deve ser evitado, uma vez que os agentes bacterianos penetram na pele com lesões ou nas mucosas, como a nasal e a bucal.

 

Por isso, além de evitar contato com água que possa estar contaminada pela bactéria Leptospira, usando luvas e botas de borracha, ou sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e pés, é necessário proibir as crianças de nadar ou brincar nessas águas. Também deve-se lavar utensílios e móveis e, para isso, é importante usar a proporção de 20 litros de água para duas xícaras de chá (400 ml) de hipoclorito de sódio a 2,5%, deixando a solução agir por 15 minutos.

 

Também é necessário lavar frutas e verduras com suspeita de contaminação com esta mistura de água e hipoclorito de sódio a 2,5%, bem como ingerir somente água filtrada, fervida ou clorada, uma vez que, durante os períodos chuvosos e diante das inundações, pode haver contaminação da água canalizada. Para controlar os roedores, que são o principal agente de disseminação da leptospirose, presente na urina, é recomendado acondicionar corretamente o lixo, armazenar adequadamente os alimentos, desinfectar e vedar as caixas d´água e realizar desratização nas residências, mediante a orientação, supervisão e atuação de técnicos devidamente capacitados.

Deixe aqui seu Comentário

Radar notícias © 2014 - 2025 Todos os direitos reservados.