SSP e Seris realizam exercícios simulados em Delmiro Gouveia e mais cidades de Alagoas

Por Roberison Xavier / Ascom SSP | 4 de outubro de 2023 às 8:33

Com o objetivo de aprimorar ainda mais o serviço prestado à população alagoana, as Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP) e de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) deram início, nessa segunda-feira (2), ao 8º Estágio do Plano de Defesa de Alagoas, que visa ajudar no combate a ações consideradas de alta complexidade, alta intensidade e baixa familiaridade.

A capacitação culminará com a reprodução simulada de ações criminosas contra agências bancárias, carros-fortes e ao Sistema Prisional, na próxima quinta (5). Ao todo, as simulações ocorrerão em seis cidades do Agreste e Sertão alagoanos.

Esta edição do estágio conta com representantes das forças policiais e do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, Paraíba e Pernambuco. Durante as instruções, os participantes produzirão um documento institucional que norteará as ações no atendimento das possíveis crises, principalmente às voltadas ao Presídio do Agreste, ajudando a mitigar os riscos e efeitos colaterais gerados com uma atuação conjunta e de forma preventiva e repressiva.

Em seguida, os integrantes do 8º Estágio colocarão as diretrizes em prática a partir da crise, que será simulada pelos próprios alunos. Todo o aparato da Segurança Pública que atua nas regiões do estado também auxiliará na execução da atividade prática para testar um possível acionamento do devido Plano de Defesa.

Os exercícios simulados ocorrerão na quinta pela manhã e também pela noite. A partir de 8h, haverá a reprodução da simulação de um assalto a um veículo de transporte de valores Na rodovia AL-220, entre Arapiraca e o povoado Folha Miúda, em Craíbas, com interdição temporária da via. Também pela manhã, haverá simulação de sequestro a um gerente de banco em Batalha.

No mesmo dia, também ocorrerão exercícios que simularão ataques a instituições financeiras nos municípios de Delmiro Gouveia e Piranhas. Já a partir das 22h, as equipes realizarão uma simulação de resgate a reeducando do Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano.

Participam do estágio, guarnições da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal e equipes do Corpo de Bombeiros Militar.

Outras edições

Não é de agora que o Governo de Alagoas tem investido na Segurança Pública com a qualificação profissional através dos estágios do Plano de Defesa. Profissionais de outros municípios alagoanos também já receberam instruções para a atuação em ocorrências complexas, como as registradas em atos criminosos considerados como o “Novo Cangaço” ou as ações de Domínio de Cidades.

Os estágios já ocorreram em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, Coruripe, Delmiro Gouveia, Maragogi, Japaratinga e Porto Calvo. Todos, inclusive, contaram com a participação de integrantes das forças policiais de instituições federais e de estados nordestinos. O Trabalho vem sendo constantemente elogiado pela Secretaria Nacional da Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Roberison Xavier / Ascom SSP

Deixe aqui seu Comentário

Radar notícias © 2014 - 2024 Todos os direitos reservados.