Trabalhadores da saúde recebem segunda dose da vacina contra a Covid-19 a partir desta quarta (10)

Por Redação com Agência Alagoas | 9 de fevereiro de 2021 às 9:00

Crédito: Davi Salsa

Já são mais de 67 mil alagoanos, entre trabalhadores de saúde e idosos com mais de 85 anos e idosos residentes em abrigos, que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. E os profissionais das unidades de saúde ligadas à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) começarão a receber a segunda dose da vacina CoronaVac nesta quarta-feira (10).

Em um planejamento idealizado pelo Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), órgão ligado à Sesau, está organizado e definido junto aos municípios alagoanos que as Secretarias Municipais de Saúde podem solicitar as seringas e vacinas contra a Covid-19, referentes à aplicação da segunda dose, a partir desta segunda-feira (8).

“Para isso as Secretarias Municipais de Saúde devem agendar dia e horário, por meio do Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde [SIES], e realizar a retirada dos insumos e vacinas contra a Covid-19 na Central de Maceió, pelo e-mail redefrioalagoas@gmail.com e Central de Arapiraca, no 82-3530-0085”, informa o PNI/AL.

Para administração desta segunda dose, será respeitado o intervalo mínimo entre 21 e 28 dias da primeira aplicação, e os profissionais de saúde deverão apresentar o cartão de vacinação com o registro da primeira dose e caso não tenham sido vacinados previamente, eles não poderão receber a segunda dose.

Os trabalhadores de saúde devem retornar às mesmas unidades de saúde que receberam a primeira dose do imunizante para que a instituição de gestão estadual, municipal, privada ou filantrópica possam administrar a segunda dose da vacina.
Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, a continuidade da vacinação representa que os profissionais de saúde, sobretudo os que estão situados na linha de frente contra a Covid-19, estão protegidos e foram inclusos no grupo prioritário.

“Nossa expectativa é continuar imunizando os trabalhadores da saúde que receberão, a partir de quarta-feira, a segunda dose. Quando Alagoas recebeu o primeiro lote da vacina, informamos dessa meta prioritária que era vacinar os trabalhadores da saúde. Temos um saldo positivo nesta imunização, pois agora os profissionais de saúde que continuam no enfrentamento à pandemia da Covid-19 continuam em seus postos de trabalho protegidos”, destacou o secretário Alexandre Ayres.

Deixe aqui seu Comentário

Radar notícias © 2014 - 2021 Todos os direitos reservados.