Usina Angiquinho: Uma história encravada nos paredões de beleza deslumbrante em contraste com o abandono

Em 2006, através da Fundação Delmiro Gouveia (Fundeg), a Usina foi tombada pelo Governo do Estado como Sítio Arqueológico, Histórico e Cultural de Alagoas.

Por Redação Editora Guia Mais | 26 de janeiro de 2019 às 14:08

Foto: Anderson Cleyverson

 

Inaugurada em janeiro de 1913, a Usina Angiquinho completa 106 anos nesse sábado (26). Ela foi a primeira hidrelétrica a produzir energia no Norte/Nordeste brasileiro. O local foi construído pelo visionário Delmiro Augusto da Cruz Gouveia para fornecer energia elétrica para indústria têxtil – Companhia Agro Fabril Mercantil, localizada no antigo vilarejo da Pedra, hoje atual cidade de Delmiro Gouveia. De uns tempos pra cá, o local está fechado para visitação, o que segundo empresários e moradores é extremamente ruim.

 

O complexo turístico Angiquinho conta com várias edificações, entre elas as casas de máquinas e bombas, que abrigam as turbinas da antiga usina, a linha férrea e a casa usada por Delmiro Gouveia quando visitava o local.

 

“Já tem um bom tempo que o espaço está fechado para visitação e isso prejudica muito a gente que tem comércio. Eu coloquei o nome do meu estabelecimento em homenagem a este importante espaço. Os turistas até vêm, mas não tem como ter acesso e isso é muito ruim para o nosso município”, afirma a empresária da região, Isabel da Costa.

 

Em 2006, através da Fundação Delmiro Gouveia (Fundeg), a Usina foi tombada pelo Governo do Estado como Sítio Arqueológico, Histórico e Cultural de Alagoas. Há época, de acordo com dados divulgados pela Fundeg, foram investidos R$ 600 mil reais em melhorias.

 

Sob detenção da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), o espaço encontra-se atualmente fechado para visitação e o que se pode ver ao longo trecho da entrada do complexo turístico é bastante lixo e a ausência de vigilantes na entrada, configurando-se total abandono.

 

“A Usina Angiquinho representa quase o marco zero da nossa cultura e economia. Faz parte de nossa história”, afirma Zeca Queiroz.

 

Procurado pela nossa reportagem na manhã da última quinta-feira (24), o responsável pelo Departamento de Gestão Regional (DGRP) da Chesf de Paulo Afonso, Rogério Ferreira, preferiu não gravar com a equipe do portal Editora Guia. Entretanto, ressaltou que sobre a atual situação da Usina Angiquinho, só a direção de Recife/PE é quem poderia falar sobre o assunto.

 

A equipe do portal Editora Guia Mais também entrou em contato com a secretária de Turismo e Cultura de Delmiro Gouveia, Patrícia Brasil, para saber como está o andamento da obtenção através do município do complexo de Angiquinho. A gestora da pasta chegou a marcar uma entrevista nesta sexta-feira (25), com a nossa equipe de reportagem, mas adiou o encontro, segundo ela, por motivos de saúde.

 

O que diz à Prefeitura de Delmiro sobre Angiquinho

 

Cumprindo o papel de ouvir o município sobre o assunto, nossa reportagem entrou em contato com a Assessoria de Comunicação. Para que você entenda o caso, no dia 27 de janeiro de 2018, a gestão municipal enviou uma matéria aos sites informado que o prefeito Eraldo Cordeiro tinha ido a Brasília para se reunir com o deputado Marx Beltrão, na oportunidade, Ministro do Turismo. Juntos, tentariam resolver o impasse de conseguir o espaço. Porém, após um ano, o problema ainda não foi solucionado.

 

A Assessoria de Comunicação informou ao portal Editora Guia Mais que o Sítio Arqueológico de Angiquinho ainda pertence a Chesf e que a gestão tem buscado junto à administração do complexo para que assim possa voltar a receber turistas e a comunidade local. Porém, não relatou prazo para que essa negociação seja concluída.

 

Sobre a denúncia de descarte irregular do lixo, a gestão explica que busca sensibilizar a população sobre esse crime. A coleta funciona normalmente e fica o apelo para que não só ali no entorno de Angiquinho, mas em qualquer outro lugar não se jogue lixo na rua, ressalta à prefeitura.

 

Publicidade:

Deixe aqui seu Comentário

ENQUETE
  • Reforma da previdência, você é a favor ou contra?

    Resultado da Enquete

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar89 © 2014 - 2017 Todos os direitos reservados.