Secretário Alexandre Ayres enfatizou que estoque é suficiente para atender 10 mil alagoanos por mês
Por Agência Alagoas | 3 de abril de 2019 às 13:23
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inicia na próxima segunda-feira (8), a distribuição de 5,1 milhões de fraldas para os pacientes acamados e idosos que não conseguem se locomover. A ação vai contemplar os 101 municípios do interior do Estado, que receberão o insumo e farão a entrega aos usuários cadastrados, por meio das Secretarias Municipais de Saúde.
Adquiridas com recursos próprios do Governo do Estado, as fraldas estão armazenadas no almoxarifado central da Assessória de Assistência Farmacêutica (Astaf), localizada em Maceió. Mensalmente,serão distribuídas 430 mil unidades, segundo informou o assessor de assistência farmacêutica da Sesau, Yuri Amaral.
Mas os municípios que preferirem adiantar o recebimento das fraldas, cujo quantitativo foi calculado mediante o coeficiente populacional, podem agendar a retirada pelo telefone 3315-2806. “A entrega dessas fraldas vai proporcionar higiene adequada, ajudando a evitar o surgimento de assaduras e infecções aos acamados que apresentam mobilidade reduzida ou sofrem de incontinência urinária ou fecal”, disse Yuri Amaral.
As fraldas disponíveis até o momento são dos tamanhos G e XG. Os insumos vão beneficiar mais de 10 mil alagoanos mensalmente. No caso dos acamados e idosos da capital, eles já são contemplados por meio da Secretaria de Saúde de Maceió.
Um ano – O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, ressaltou que as fraldas adquiridas pela Sesau são suficientes para atender a população do interior pelo período de um ano. “Adotamos todas as medidas para assegurarmos que os idosos com problemas de locomoção e os acamados passem a receber as fraldas específicas para atender as suas necessidades e, com isso, passem a ter mais conforto, segurança e qualidade de vida”, salientou.
CONFIRA O CALENDÁRIO DE DISTRIBUIÇÃO DAS FRALDAS
8/04 – Quebrangulo, Capela, Chã Preta, Viçosa, Cajueiro e Mar Vermelho;
9/04 – Rio Largo, Messias, Campestre, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Flexeiras e Joaquim Gomes;
10/04 – Campo Alegre, Limoeiro de Anadia, Jaramataia, Batalha, Jacaré dos Homens, Belo Monte, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores;
11/04 – Palestina, Pão de Açúcar, São José da Tapera, Carneiros, Senador Rui Palmeira, Olho d’Água do Casado e Piranhas;
12/04 – São Miguel dos Campos, Anadia, Boca da Mata, Pindoba, Maribondo e Tanque d’Arca;
15/04 – Arapiraca;
16/04 – Minador do Negrão, Cacimbinhas, Major Isidoro, Dois Riachos, Santana do Ipanema, Olivença, Poço das Trincheiras, Maravilha e Ouro Branco;
17/04 – Canapi, Mata Grande, Inhapi, Delmiro Gouveia, Pariconha e Água Branca;
22/04 – Coruripe, Feliz Deserto, Piaçabuçu, Penedo e Igreja Nova;
23/04 – Belém, Palmeira dos Índios, Estrela de Alagoas, Igaci, Craíbas, Coité do Noia, Taquarana, Satuba, Pilar, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco e Atalaia;
24/04 – Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Roteiro e Jequiá da Praia;
25/04 – São José da Laje, União dos Palmares, Santana do Mundaú, Branquinha, Murici e Ibateguara;
26/03 – Campo Grande, Girau do Ponciano, Traipu, Lagoa da Canoa, Feira Grande e Olho d’Água Grande;
29/04 – Junqueiro, São Sebastião, Porto Real do Colégio, São Brás e Teotônio Vilela;
30-04 – Paripueira, Barra de Santo Antônio, São Luiz do Quitunde, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Porto Calvo, Jundiá, Jacuípe, Maragogi, Japaratinga e Matriz de Camaragibe.