Chesf anuncia aumento de vazão nos próximos dias na Hidrelétrica de Xingó

Por Lucas Malta do Alagoas na Net | 12 de janeiro de 2022 às 1:00

Foto: Divulgação

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou nesta terça-feira (11), através de uma carta pública, que algumas de suas usinas, entre elas a Hidrelétrica de Xingó, que fica na divisa de Alagoas e Sergipe, irá aumentar gradativamente sua vazão de quase 1.000 metros cúbicos por segundo (m³/s) para até 4.000 m³/s

A Chesf diz que essa ação acontece após tratativas com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), diante da declaração da situação de cheia na Bacia Hidrográfica do Velho Chico. O documento mostra como estão as situações dos reservatórios de Sobradinho, Itaparica e Xingó.

Em Alagoas, o lago de Xingó estaria com uma defluência (água liberada) atual de 967 m³/s. A Chesf apresenta também uma tabela, na qual a partir desta quarta-feira (12), esse número subirá para 1 mil e de dois em dois dias subiriam mais 500 m³/s, chegando a 4 mil m³/s no dia 24 de janeiro.

A carta da Chesf destaca que os valores na tabela indicam uma defluência total, podendo ser turbinada ou vertida, a depender da necessidade. A companhia também revela que desde 2009 não haviam grandes vazões como estas sendo liberadas, por isso, pede um alerta para os moradores ribeirinhos do rio.

“É fundamental chamar atenção para a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, haja vista o período úmido em curso e a possibilidade de elevação das vazões para valores acima de 4 mil m³/s. Importante destacar que a vazão de restrição no Vale é de 8 mil m³/s”, diz parte da carta.

Para conferir o teor completo da Carta da Chesf, CLIQUE AQUI.

Deixe aqui seu Comentário

Radar notícias © 2014 - 2022 Todos os direitos reservados.