O requerimento foi apresentado na Procuradoria Geral de Justiça no dia 1º deste mês, pelo conselheiro estadual de saúde, Tony Cloves Pereira.
Por Guia Mais | 26 de março de 2019 às 1:22
O Ministério Público Estadual (MPE/AL) encaminhou para 3ª Promotoria de Justiça de Delmiro Gouveia o pedido de providências sobre possíveis irregularidades na Unidade de Pronto Atendimento (UPA/24h). O requerimento foi apresentado na Procuradoria Geral de Justiça no dia 1º deste mês, pelo conselheiro estadual de saúde, Tony Cloves Pereira.
De acordo com o documento, do qual nossa reportagem teve acesso com exclusividade, em virtude das inúmeras denúncias de má-versão de recursos públicos, através do contrato entre o município e o Instituto Diva Alves do Brasil (IDAB), Tony Cloves, decidiu recorrer ao MPE/AL por providências quanto a unidade de atendimento a urgência e emergência.
O pedido de providencias sobre a UPA, apresentado por Tony Cloves, foi aceito pelo MPE/AL depois de passar pela assessoria técnica do órgão, com vista de análise e resposta através de parecer e agora se encontra sobre a responsabilidade da 3ª Promotoria de Justiça de Delmiro Gouveia que investigará o caso. O processo de encaminhamento foi publicado no Diário Oficial de Alagoas na manhã desta segunda-feira (25).
A mesma denúncia sobre possíveis irregularidades na UPA, também foi protocolada no dia 7 deste mês, na Câmara Municipal de Vereadores de Delmiro Gouveia, que deverá dá uma resposta ainda essa semana se aceitará ou não a denúncia.
Em nota divulgada à imprensa pela Secretaria de Saúde de Delmiro Gouveia, no dia 26 de fevereiro, o órgão informou que o IDAB foi vencedor do processo licitatório 04/2017, conforme está no portal da transparência.
Nos últimos dias a UPA de Delmiro Gouveia tem sido motivo de notícias nos meios de comunicação em todo estado de Alagoas, depois que o IDAB anunciou a demissão de 80 funcionários e a sua saída da administração da unidade de saúde.
Conforme nota enviada à imprensa, o IDAB paralisou suas atividades a frente da unidade de saúde no dia 16 deste mês, fechando as portas da UPA para população, que foram reabertas 7 horas depois, em uma ação política do prefeito Eraldo Cordeiro (PSD). Na oportunidade, o prefeito comunicou que já havia conseguido a reclassificação de categoria da unidade de saúde, de tipo I para tipo II, porém as garantias de volta dos recursos por parte do Governo Federal só serão disponibilizadas após inspeção do Ministério da Saúde, que avaliará a atual situação da unidade de saúde e emitirá um parecer.