O governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), informou nesta sexta-feira (27), durante entrevista no Palácio República dos Palmares, em Maceió, que a presidente Dilma Rousseff (PT) garantiu recursos para a conclusão das obras do Canal do Sertão e prometeu ações emergenciais para minimizar os efeitos da seca no estado.
De acordo com Renan, além destas medidas, os alagoanos devem ser beneficiados com a terceira fase do programa “Minha Casa, Minha Vida” e com a conclusão das obras da BR-101. As promessas foram feitas durante encontro entre a presidente e os governadores da região Nordeste, na última quarta-feira (25), em Brasília.
Para minimizar os efeitos da seca, Dilma Rousseff prometeu apoiar ações que levem água para comunidades sertanejas. Atualmente, não existem projetos integrados, o que já deve acontecer nas próximas etapas, formando o que foi classificado pelo governador como “uma espinha de peixe”.
Sobre os programas sociais, Renan Filho afirmou que a presidente prometeu manter o volume de recursos e dar continuidade à política de assistencialismo. “Vou repetir as palavras da presidente. Ela disse que cortaria os pulsos e atearia fogo às vestes, se fosse preciso, para manter os recursos e garantir a continuidade dos programas sociais”, observou.
O governador apresentou, nesta manhã, as metas deste ano para construção de cisternas em Alagoas. Renan Filho recebeu a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, no Palácio República dos Palmares. Os dois devem conhecer, hoje, uma experiência positiva do uso de cisternas no município de Poço das Trincheiras.