P2R2 realiza fiscalização de transporte de produtos perigosos na BR 101

Por | 14 de maio de 2015 às 11:00

Acidente em Joaquim Gomes-AL com caminhão que transportava produto perigosoÓrgãos federais e estaduais de Alagoas realizaram hoje, na BR 101, em São Miguel dos Campos/AL, uma ação de combate ao transporte irregular de produtos perigosos. O grupo de trabalho integrado, batizado de P2R2 – Preparação, Prevenção e Resposta Rápida, é composto pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde do Estado, dos órgãos ambientais IBAMA e IMA, e da Defesa Civil, coordenadora do grupo.

 

Durante todo esta quarta-feira, as equipes abordaram caminhões que fazem transporte de produtos perigosos. Ao todo, foram 52 veículos fiscalizados e mais de 20 autos de infrações extraídos. Além do trabalho repressivo, também foram realizadas atividades preventivas. Os motoristas foram alertados sobre a necessidade de estarem descansados e bem preparados para conduzirem veículos com esses produtos. Além disso, receberam orientações acerca das providências que devem ser tomadas, no caso de sinistros, para minimizar os possíveis danos ao meio ambiente.

 

O foco é justamente prevenir acidentes como aquele que ocorreu no último dia 20 de março, na BR 101, em Joaquim Gomes/AL, quando um caminhão que transportava dióxido de carbônico (CO2) explodiu após colidir com a mureta de proteção da rodovia. O trabalho em conjunto possibilitará o desenvolvimento de protocolos de atuação integrada, caso seja necessário agir em situações de risco e vazamento dos compostos.

Deixe aqui seu Comentário

Radar notícias © 2014 - 2024 Todos os direitos reservados.