O segundo turno das eleições municipais de 2024 ocorre neste domingo (27) em clima de tranquilidade, segundo informações da Polícia Federal (PF) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Até as 12h30, o balanço do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional apontou a prisão de duas pessoas em flagrante, além de 15 detenções por suspeita de crimes eleitorais.
A PF registrou 11 ocorrências nos estados do Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Tocantins e Rio de Janeiro. Foram apreendidos R$ 93,6 mil em valores e bens relacionados aos crimes, incluindo um veículo na cidade de Campina Grande (PB).
O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, atribui o cenário ao trabalho preventivo das forças de segurança e ao número reduzido de municípios com votação, destacando que o processo é mais calmo que o primeiro turno. As principais ocorrências, segundo Rodney Silva, diretor de operações do Ministério da Justiça, envolvem casos de boca de urna e tentativa de compra de votos.
Para assegurar a tranquilidade do pleito, uma operação especial foi montada, envolvendo mais de 23 mil agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército e forças estaduais de segurança. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o governo federal, o processo eleitoral tem transcorrido de forma organizada e sem maiores incidentes, refletindo o reforço na fiscalização e no combate a práticas ilícitas.