TJ/AL acata Ação Penal do MPE e começa investigação contra Eraldo Cordeiro e mais seis vereadores de Delmiro Gouveia

Por Redação | 10 de dezembro de 2020 às 18:00

Foto: Cortesia

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) acatou a Ação Penal impetrada pelo Ministério Público Estadual (MPE/AL), onde solicitou a investigação por desvio de verba pública, em desfavor do prefeito de Delmiro Gouveia, Eraldo Joaquim (PSD) e os vereadores Ezequiel de Carvalho, conhecido como Kel (PSB), presidente da Casa Legislativa; Fabíola Marques (PSC), Francisco de Assis, conhecido como Kinho (PSB), Júnior Lisboa (MDB) , Raimundo Valter, conhecido como Casa Grande( PSD), Marcos Costa (MDB), além do ex-vereador do município, Valdo Sandes, que também foi prefeito interino.

Com a aceitação, agora, o órgão vai entrar na fase de instrução processual, ou seja, a apresentação das defesas, alegações finais e, se necessário for, novas oitivas.

Após essa fase, o TJ vai emitir o parecer final da denúncia. De acordo com o MPE, o prefeito seria o chefe de uma organização criminosa (Orcrim), que desviou milhões de reais da prefeitura.

Vereadores investigados

Ao todo, 72 pessoas estão sendo investigadas. Na decisão do mês de novembro de 2019, o desembargador retirou os demais citados do processo do TJ, enviando-os para a 17ª Vara Criminal da capital.

Investigação

As investigações de possíveis fraudes na locação de veículos no município tiveram início no ano de 2018, quando o MPE recebeu denúncias das supostas irregularidades. Em 15 de março de 2019, o então procurador-geral do órgão, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, veio ao município para buscar documentos na sede da prefeitura e em algumas secretarias.

Após oitivas e transversalidade de dados, o MPE solicitou o pedido de prisão de afastamento do prefeito e mais seis vereadores. Ainda de acordo com a decisão da Ação Penal, secretários também estão envolvidos no esquema que desviou cerca de R$ 28 milhões de reais dos cofres públicos.

Deixe aqui seu Comentário

Radar notícias © 2014 - 2021 Todos os direitos reservados.