Centro Xingó será inaugurado nesta segunda em Piranhas

Por Lucas Malta - Alagoas na Net | 15 de setembro de 2014 às 14:40

O Estado de Alagoas inaugura, nesta segunda-feira (15), às 10h, o Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, no município de Piranhas. O espaço foi totalmente reestruturado e está apto a atender às famílias agricultoras da região. A unidade irá funcionar nas antigas instalações do Instituto Xingó e vai desenvolver pesquisas, capacitar técnicos e levar orientação aos criadores, visando à melhoria das cadeias produtivas, com ênfase na ovinocaprinocultura, apicultura e avicultura caipira.

 

O Novo Centro Xingó terá uma casa camponesa de apoio aos agricultores, laboratório para pesquisas, salas para cursos, auditórios, três galpões de avicultura, cisterna de bica e de placa para reserva de água. A unidade vai contar, ainda, com uma biofábrica para produção de sementes e mudas. Além disso, os agricultores terão capacitação e treinamento sobre cultivo e manejo de diversas atividades agrícolas. Além dos agricultores da região, profissionais de zootecnia e veterinários terão acesso ao espaço.

 

O Centro foi fundado em 1996 com o propósito de suprir a dívida social da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) com as famílias que viviam às margens do Rio São Francisco, após a construção da hidrelétrica. Em 2006, o centro foi desativado e após termo de cessão assinado em 2012, foi revitalizado e ampliado.

 

Os recursos para a revitalização, da ordem de R$ 1,6 milhão, são oriundos da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), por meio do Fundo de Cooperação para Água e Saneamento do governo espanhol, destinado especificamente para projetos de acesso e manejo de água.

 

A criação do Centro faz parte do programa de desenvolvimento e difusão de tecnologias rurais do sertão alagoano, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), e faz parte, também, das ações do Programa Alagoas Tem Pressa.

 

Fazem parte do Comitê Gestor do Centro, além da Seagri, a Aecid, o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), a Chesf e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). O Centro Xingó de Convivência com o Semiárido já conta com a parceria do Sebrae Alagoas, ICTAL, Prefeitura de Piranhas, entre outros.

Deixe aqui seu Comentário

ENQUETE
  • Você acredita que os vereadores de Delmiro Gouveia estão fazendo um bom trabalho?

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar89 © 2014 - 2017 Todos os direitos reservados.