Novos números devem indicar se é verdade a “virada” de Biu de Lira, até sexta

Ibope e Exatta fazem levantamentos que serão divulgados até a antevéspera das eleições, na sexta-feira (3). Expectativa é grande entre adversários

Por Davi Soares | 30 de setembro de 2014 às 14:43

7ebe7ac856ab2b3c7191424fc1823191

Marcadas para serem divulgadas na antevéspera das eleições de 5 de outubro, duas pesquisas eleitorais vão mostrar o quadro mais recente da disputa pelos mandatos de governador e senador em Alagoas.

 

As pesquisas contratadas junto ao Ibope e ao instituto Exatta serão divulgadas na sexta-feira (3) e mostrarão se realmente houve mudanças no quadro eleitoral, como afirma a campanha do candidato a governador Benedito de Lira (PP), ou se o quadro se mantém como a última pesquisa do Ibope, que indica chances de vitória de seu adversário, Renan Filho (PMDB), já neste primeiro turno.

 

A Empresa de Pesquisas Técnicas (Exatta) foi contratada pela TV Pajuçara e deve finalizar nesta segunda-feira (29) o levantamento da intenção de votos de 1.200 eleitores entrevistados desde a última sexta-feira (26). As entrevistas iniciaram antes do registro da pesquisa na Justiça Eleitoral, neste domingo (28), sob protocolo AL-00017/2014.

 

Já o Ibope Inteligência Pesquisa e Consultoria LTDA foi contratado pela TV Gazeta e iniciou ontem as entrevistas que, até a próxima sexta-feira, dia da divulgação, deverá ouvir 812 eleitores. A pesquisa também foi registrada na Justiça Eleitoral no domingo, sob protocolo AL-00018/2014.

 

Ambas também trarão os números sobre a disputa pelo Senado, que tem o senador Fernando Collor (PTB) como favorito à reeleição, contra Heloísa Helena (PSOL) e Omar Coelho (DEM).

 

Caso sejam mesmo divulgadas na sexta-feira (3), não haverá tanto tempo para o eleitorado digerir os novos números. Isso pode ser ou não um problema para os adversários na disputa, confundidos facilmente com cavalos de corrida pelos eleitores que se comportam como apostadores, em vez de escolher seus candidatos conscientemente.

Aliados de Biu e o próprio candidato do PP têm intensificado o discurso de “virada esmagadora”. Possibilidade considerada “fora da realidade” pelos apoiadores de Renan Filho e analistas políticos, que acreditam na ampliação da diferença entre os dois e não têm dúvidas sobre a vitória em primeiro turno, indicada pelos últimos números do Ibope.

 

Mas Biu continua a afirmar não apenas que vence, mas em primeiro turno.

 

Últimos números da disputa majoritária

 

Segundo pesquisa mais recente, do Ipespe, divulgada em 18 de setembro, Renan Filho tem 36% da preferência do eleitor alagoano, enquanto Biu tem 27%. Júlio Cezar (PSDB) pontuou 2% e Mário Agra (PSOL) 1%. Outros 12% dos eleitores consultados disseram não votar em nenhum dos candidatos, em branco ou nulo. E outros 21% não sabem ou não responderam. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob protocolo AL-00014/2014.

 

Nesta pesquisa Ipespe, Collor tem 39% das intenções de voto, contra 24% de Heloísa Helena (PSol), 3% de Omar Coelho (DEM), 1% de Elias Barros (PTC). Foram 12% de brancos e nulos e o item “Não sabe/Não respondeu” somou 21%. Os demais candidatos não pontuaram.

 

No levantamento do Ibope, divulgado em 11 de setembro, Renan Filho aparece com 43% das intenções de voto, seguido do candidato do PP, Benedito de Lira, que tem 26%. Mário Agra (PSOL) e Júlio Cezar (PSDB) tiveram 1% das preferências dos eleitores cada. E os demais candidatos, Coronel Goulart (PEN), Golbery Lessa (PCB), Joathas Albuquerque (PTC) e Luciano Balbino (PTN) não pontuaram. Declararam votos brancos e nulos 15% dos entrevistados. E 13% não sabem em quem vão votar ou não quiseram responder.

Nesta mesma pesquisa Ibope, registrada sob o protocolo AL-00010/2014, Collor registrou 41% das intenções de voto, a vereadora de Maceió Heloísa Helena 24% e Omar Coelho 6%. Os candidatos Coronel Brito (PEN), Elias Barros (PTC), Marcos Aguiar (PTN) e Oldemberg Paranhos (PRTB) marcaram 1% cada um. E os votos brancos e os nulos somaram 12% e indecisos, 14%.

 

A última pesquisa Exatta, divulgada no dia 4 de setembro e registrada sob protocolo AL-00009/2014, trouxe o quadro da disputa pelo governo com Renan Filho à frente com 40%, seguido de Biu de Lira com 22% e de Mário Agra, com 2%. Os demais candidatos a governador não pontuaram mais que 1%. Dos entrevistados, 14% eram os indecisos e outros 14% não votavam em nenhum dos candidatos.

 

Quanto à disputa pelo Senado, a Collor liderou os números dessa pesquisa Exatta, com 41% da simpatia do eleitorado consultado. Enquanto Heloísa Helena registrou 30%, Omar Coelho 3% e Marcos Aguiar (PTN) 2%.

Deixe aqui seu Comentário

ENQUETE
  • Você está tomando os cuidados necessários para o coronavírus?

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar notícias © 2014 - 2020 Todos os direitos reservados.